Punta Del Diablo, você tem que conhecer.

Punta Del Diablo é um pequea cidade localizada no Departamento de Rocha, no Uruguai. Iniciou como uma vila de pescadores e se transformou no destino de muita gente. Há inúmeros atrativos como esporte, história, paz, tranquilidade e paisagens lindissímas.

Punta Del Diablo é divina…

Saindo a esquerda entra numa pequena estrada, como as nossas estradinhas vicinais. Aparecem algumas casas, com uma arquitetura específica, talvez seja um traço uruguaio.

Arquitetura bem peculiar de Punta Del Diablo

Apesar de meio de dezembro e sol brilhando, a temperatura é amena. Em alguns momentos até frio, em pleno verão. Dirigindo pela Ruta 9 no Departamento de Rocha, chega a Punta Del Diablo.

As casas são em formatos de quadrados, no sentido geométrico mesmo, ou retangulares. Trazem um colorido todo especial e compõem harmoniosamente com o ambiente de pampa e praia.

O merecido “happy hour” em Punta Del Diablo

A vida passando calmamente em Punta Del Diablo

Era fim de tarde, quase noite, o sol se pondo, a noite caindo. Fizemos uma reserva em um hostel e fomos procurá-lo. Isso nos deu a chance de apreciar as redondezas, com largas ruas de terra, casas voltadas para o Atlântico, uma atmosfera meio “paz e amor” dominava tudo e nos invadia.

Não teve como resistir, antes de achar o hostel, resolvemos encontrar o entardecer, mesmo sem sol. A natureza, a chegada das primeiras estrelas e da lua. Paramos para um merecido descanso e para a primeira cerveja em território estrangeiro.

A hospedagem

Nosso hostel em Punta Del Diablo.

A oferta de hospedagem em Punta Del Diablo é limitada, mas, se comparado com seu tamanho, pode-se considerar que ha uma boa oferta

A recepção era uma espécie de bar, lobby e sala, fomos recebidos de forma simpática pelo pessoal do local. Nos orientaram quanto as regras, mostraram os aposentos, o básico de tudo sobre quase tudo. Pegamos as mochilas e entramos para o quarto.

No trajeto para o dormitório, vimos melhor a estrutura que nos causou muito boa impressão, limpo, arejado, decorado de forma despojada e com bom gosto. Havia uma espécie de deck separando os quartos; no meio desse deck, redes para descano; ao fundo um quintal funcionava como uma área de churrasqueira, cozinha, jantar e living.

No quarto pequeno e apertado, havia duas beliches. O quarto era dividido com outras pessoas, talvez um cara, uma moça, ou ambos, mas o importante era: o tão sonhado banho estava próximo. Os banheiros ficavam fora dos quartos e, para combinar, eram igualmente reduzidos apertados, mas atendiam perfeitamente.

A vida passa devarinho em Punta Del Diablo

Centrinho de Punta Del Diablo

Ha uma espécie de centrinho, com muita gentetranquila, bastante gringo e um bar mais legal do que outro, mesmo que não fossem muitos.

Não demorou, escolhemos um, para nossa surpresa a garçonete era brasileira e morava no Uruguai a algum tempo. Ela nos atendeu, conversamos amenidades, mas não estendemos muito, pois o movimento foi aumentando, e ela era quase a única a atender. Foi bem legal encontrá-la.

Tudo lembra o paraíso

Playa de La Viuda
Playa de La Viuda em Punta Del Diablo

Punta Del Diablo é bem pitoresco e, embora o dia tenha amanhecido nublado, se chegava facilmente a Playa De La Viuda (Praia da Viúva). Mesmo com esse nome nada animador, era bem bonita.

A praia é de areia dura, mas muito limpa e cercadas daquelas casas quadrangulares. Andamos até umas dunas, ao acesso a Playa De Los Pescadores, dali consegue-se enxergar longe, talvez até parte do sul do Brasil.

Passamos o dia na praia, cerveja, almoço, papo descompromissado e ajustes no planejamento macro para a sequência da viagem.

Fortaleza de Santa Tereza

A Fortaleza de Santa Tereza

A Fortaleza está localizada no Parque Santa Tereza, 13 Km de PUnta Del Diablo. O parque foi idelizado com a intenção de defendê-la e preservá-la, no território pertencente a municipalidade de Castilhos.

Na área do Parque, aproximadamente uns cinco ou seis quilômetros de onde está o Forte, há uma boa infraestrutura para acampar e pousar, cercado de muita natureza e praia.

Tem restaurante em um vilarejo. A região surpreende pela beleza, é tudo realmente muito bonito, calmo, cheio de ar puro. Não permanecemos ali, mas a vontade foi imensa, retomamos nosso destino pelos pampas e costa uruguaia

Para a entrada na fortaleza é cobrada ingresso e o acesso é bem organizado. Paga-se alguma coisa em torno de US$ 2,00 por pessoa e visita aos ambientes do Forte, como dormitório, cozinha, capela, escritório dos oficiais, paiol (como um parque de armas), um pavilhão com estandartes, símbolos e bandeiras dos departamentos (equivalem aos nossos estados), representando o orgulho e a pátria uruguaia. Nesses ambientes é como uma volta ao passado, com armas, trajes, equipamentos, que nos remetem aos períodos coloniais.

Em um dos pavimentos, área onde foi uma pequena igreja, havia uma apresentação de um curta-metragem com resumo de algumas conquistas da nação uruguaia. A fortaleza está apenas 35 Km do Chuí-RS e vale a pena uma visita.

Sempre é tempo de celebrar

Churraaco uruguaio rolando

A tarde chegou, voltamos ao hostel e fizemos um churrasco com a galera do hostel. No meio de tudo uma fogueira iluminando e aquecendo a noite, trazendo um clima de lual para o lugar. Um casal americano vinha para o Brasil e queria saber do país. Óbvio, para nós foi um prazer ajudá-los.

Pegamos o nosso vinho especial, guardado para esse momento e fomos comemorar. Impressionante como essas pequenas coisas se tornam relevantes!

Voltamos para o churrasco e recomeçamos as conversas, as aventuras e “causos” de cada um. Falando do Brasil, do que tínhamos percorrido e visto, o que faltava percorrer, ver e viver. E cada um trazia uma dica, um conselho, um lugar imperdível e outros desaconselháveis. E vinho, conversa, risadas, vinho, risos. Foi a primeira noite em território uruguaio.

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!