Os top lugares para uma cerveja

Os top lugares para uma cerveja

Muito mais do que recomendações, escolher os top lugares para uma cerveja é sobre compartilhar experiências e emoções traduzidas em sentimentos.

Falar de cerveja é sempre uma responsabilidade grande, pois trata-se da terceira bebida mais consumida do mundo, estando apenas atrás da água e do café.

Ela é tão importante que o Código de Hamurabi previa pena de morte para quem não seguisse critérios adequados de produção e venda. Felizmente, hoje já não chega a tanto. A cerveja está presente na história da humanidade já ha 6.000 anos, por isso, sempre que possível, provamos uma gelada onde visitamos.

Essa seleção não é um ranking, mas sim baseada apenas em lugares onde realmente estivemos e desfrutamos de umas geladas. Que fique bem claro! rsrsrsr.

Nossas escolhas

Na maioria das vezes, esses sentimentos estão intimamente ligados a uma circunstância específica, representam um momento muito especial, uma conquista, ou, até mesmo, um estado de espiríto. Por isso, esas escolhas são muito pessoais, não é mesmo?

Claro que nossa intenção é sempre oferecer informações que você possa utilizar e aplicar nas suas jornadas de vida. A ideia é facilitar, ajudar, mas, para nós também é muito importante compartilhar nossas emoções e alegrias com você. E isso, muitas vezes, está em uma simples cerveja no fim da tarde.

Nossas escolhas estão focadas na experiência em si, não necessariamente em uma marca de cerveja ou local (bar, restaurante etc) onde ela é servida. O que vale aqui nesse post é a circunstância, o clima e termos pessoalmente “atuado na degustação”.

Nossa lista é baseada no prazer de desfrutar um momento único com uma “brejinha”, é claro. É de lei! Bora lá!

Amsterdan

Esta é uma das cidades mais incríveis do mundo. Cheia de charme, cultura, liberdade. A terra de Van Gogh é o paraiso das artes e das bikes e está entre os top lugares para uma cerveja. A Holanda é a casa de grandes marcas internacionais, mas Amsterdan também se destaca por cervejas menos famosas e de altíssima qualidade.

As ruas e canais de Amsterdan oferecem muitas opções de bares e cervejarias, nos mais diversos estilos.

É possível tomar “umas breja” em lugares muito legais, com arquitetura e decoração medieval, ou com pegada kitsh, como o bairro Red Ligth. A cidade também está cheia de locais bem bacanas, descolados, modernos, para todos os gostos e etilos. Vale muito a pena.

Puerto Madero – Buenos Aires

Embora seja um dos principais produtores e consumidores de vinho, nossos hermanos têm que estar entre os top lugares para uma cerveja. Afinal, eles têm lugares icônicos e charmosos, uma culinária diversificada e vários locais que inspiram a todos os apreciadores de uma boa gelada.

Uma zona recuperada no centro de Buenos Aires, a charmosa capital portenha, oferece deliciosas alternativas para a contemplação, o relaxamente e um delicioso bate-papo, vendo o cair da tarde, aprecidando uma gelada.

São várias opções de bares distribuídos ao longo do pier do Puerto Madero, um local bem bonito e incônico de Buenos Aires.

Copacabana Isla Del Sol – Bolivia

Copacabana, na Bolívia, é o principal ponto de acesso para Isla Del Sol, onde surgiu a civilização Inca, a verdade é que seja na cidade, ou na ilha, tomar uma cerveja no Lago Titicaca é algo simplesmente inesquecível.

Nós não estamos analisando a qualidade da cerveja, que, aliás, era de produção local e muito boa, mas sim o contexto, a experimentação e o prazer de um momento incrível, portanto Cobacabana e Isla Del Sol devem estar entre os top ugares para uma cerveja.

Brasil

O Brasil, por si só, já é um lugar perfeito para umas cervejas e, lógico, tem que estar entre os top lugares para uma cerveja. Como ele é muito grande, é quase impossível destacar lugares específicos de todos os estados.

Talvez um dia teremos um post só de lugares para umas geladas do nosso país. Neste daqui, optamos pelos locais que já estivemos com maior frequência e estamos mais familiarizados, como São Paulo (onde moramos) e Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro

Uma da cidades mais lindas do mundo, cheia de encantos, malemolência, sol, calor e muita cerveja boa nos inúmeros botecos espalhados pela bela Rio de Janeiro.

O Rio e o carioca não só ampliaram o conceito de “boteco”, onde a cerveja gelada é o carro chefe, mas também das comidinhas deliciosas, que hojse são referências da nossa gastronomia. Por isso, os botecos estão espalhados por vários lugares da cidade. Muito deles, trazendo o samba como elemento fundamental da nossa brasilidade e do nosso gosto pela gelada.

Vale a pena experimentar umas geladas nos botecos do Centro, Lapa, Copacabana, Leme, Santa Tereza e tantos outros lugares maravilhosos da cidade maravilhosa.

São Paulo – Vila Madalena

Na cidade de São Paulo, são inúmeros os locais que são tradicionais na cultura das “breja”, no “paulistanês” legítimo.

Alguns “points” específicos vêm e vão, mas a nossa metrópole tem bairros que serão, eternamente, paraísos dos apreciadores das “loiras”, “morenas”, “ruivas” e “negras”. Em São Paulo, todo mundo é bem vindo!

Em São Paulo, a recomendação é a Vila Madalena, embora, como será facilmente percebido, a cidade é repleta de “santuários cervejeiros”.

Na Vila “Madá”, carinhosamente chamada pelos paulistanos, a oferta de lugares e opções de cervejas é enorme, o legal do bairro é, justamente, percorrer suas ruas, becos e lojas, parando para apreciar uma deliciosa “breja”.

Bairros como Vila Madalena, Pinheiros, Vila Olimpia, Bela Vista, Bixiga, Centro, Jardins, Perdizes, Freguesia do Ó, Zona Norte, Mooca, Tatuapé etc. e, logicamente, as imediaççoes dos estádios em dias de jogos, são templos da cerveja em São Paulo.

Seja pela abundante divesidade de marcas famosa e internacionais ou das cervejas artesanais que dominam a cena paulistana.

Bruxelas

Aqui um ícone da cultura cervejeira. Desde os tempos medievais, a Belgica tem na sua capital Bruxelas, na elegante Antuérpia e na “veneziana” Bruges lugares muito bacanas para apreciar cerveja.

As praças com mesas nas calçadas, gente conversando, a vida passando e a cerveja ajudando a tornar mais prazeroros os momentos mais especiais nessas cidades tão marcantes na tradição das brejas.

É a terra da Trapiche, uma das cervejas mais antigas e mais importantes da Europa, logo é mais que merecido estar entre os top lugaes para uma cerveja.

Oktoberfest Munique

Um país conhecido e reconhecido pela suas tradições cervejeiras, a Alemanha é sempre presença obrigatória quando o tema é cerveja.

Assim como o Brasil, não é possível falar de todos os seus lugares sobre cerveja, até por que o ponto principal do post é falar de lugares top para uma cerveja onde estivemos e realizamos nossas próprias experiências.

A Oktoberfest alemã, realizada em Munique, é uma festa muito tradicional que relembra um casamento real que durou mais de uma semana. Nesse período tudo gira em torno da festa e, claro, da cerveja.

Além da cerveja maravilhosa (de marcas famosas, ou não), servida em canecas de um litro, todo o clima cultural e de nostalgia resgata as tradicções e costumes de um povo bastante ligado à cultura cervejeira.

Sim, existem replicações da Oktober em vários outros lugares, inclusive no Brasil, estar no ponto de orígem conta muito emocionalmente, mas onde quer que seja curtir as geladas da Oktober é o máximo.

Chile

O Chile, junto com a Argentina, é um dos principais produtores de vinhos da América dos Sul, mas ele tem tantos lugares bacanas e é um dos paíse mais bonitos onde estivemos, que sua presença entre os top lugares para uma cerveja é uma obrigação.

Santiago

A capital do Chile, Santiago, é um dos lugares mais simbólicos da América do Sul, devido sua luta e sua história política no continente. A cidade tem diversos lugares históricos, é cortada pela Cordilheira dos Andes e tem inúmeros lugares para uma cerveja, como a região central e Bellavista.

Os top lugares para uma cerveja
Rua “cervejeira” de Santiago

Estando em Santiago, não se pode perder a oportunidade de desfrutrar uma gelada sob pena de ser amaldiçoado ou deixar de ser abençoado por Ninkasi, a deusa da cerveja.,

Valparaíso

A linda Valparaíso, nas costa chilena, é um lugar mágico. Seja pela cultura expressas nos incontáveis grafites espalhados por todos oslugaras, ou por ser um lugar onde Pablo Neruda teve uma casa e fez da cidade uma das referências de encontros de artitas e integrantes da cena cultural latinoamericana.

São diversos becos, ladeiras, decidas, corredores e sacadas com variados tipos de lugares para desfrutar uma gelada contemplando o litoral, o vai e vem dos navios, o burburinho das pessoas. É simplesmente incrível.

Montañita – Equador

A cidade-balada da costa equatoriana, Montañita não tem um lugar específico, mas toda a extensão de praia é top para dar um parada e uma gelada.

É um lugar cheio de “galera” conversando descontraidamente, batendo uma bolinha ou, simplesmente, vendo do tempo passar. Ficar ali na areia relaxando, pois a noite o “bicho pega” nas baladas da simpática Montañita. Quer saber um pouco mais, dá uma olhada nesse post sobre a Ruta Spndylus.

A pacata cidade equatoriana integra a Ruta Spondylus e esta´entre os top lugares para uma cerveja, por ter vários pontos para apreciar uma gelada. É uma cidade que est[a na regiáo de Puerto Lopeza, onde acessa a Isla de Las Platas, conhecida como a pequena Galapagos, claro não poderia ficar de fora da nossa lista.

Londres

A capital do Reino Unido é certamente um dos top lugares para uma cerveja por toda sua mística em torno da bebida que marca a personalidade inglesa, seja pelos famosos pubs ou pela cena cultural.

São tantas as opções para uma boa cerveja em Londres, que talvez fosse necessário fazer um roteiro só de breja. Taí uma ideia…mas vem com a gente desgustar um pouco dessa cidade tão especial.

Happy hour londrino

Londres é especial, terra dos Beatles e onde surgiu o futebol. É uma das cidades que consagrou os pubs e afirmou os ingleses como grande consumidores de cervejas, que só por isso já merece estar entre os top lugares para uma cerveja.

Lá tudo começa por volta de 5 da tarde, as pessoas saem do trabalho e dão uma passada no seu pub preferido para umas cervejas com amigos, curiosamente o movimento é muito maior nos dias de semana, ao invés de fim de semana.

Estando em Londres, tomar umas cervejas é praticamente um ritual.

Piccadilly Circus

Ela é uma praça no coração de Londres, criada no século 19, cercada de agito cultural e forte importância em toda a cena underground londrina.

Hoje, cheia de letreiros e painéis digitais publicitários das marcas e lojas mais importantes do planeta, a Picadilly atrai gente do mundo todo, por isso tem vários locais bem bacanas para uma cervejas.

De vez em quando é possível encontrar um inglês todo elegante tiando uma soneca nos bancos da praça, após umas geladas.

Paris

Na França terra do champangne, a cerveja também tem seu destaque, por isso Paris está entre os top lugares para uma cerveja.

A cidade oferece inúmeras opções de cervejas e locais para apreciar, curtindo a linda arquitetura e todo o charme pariense em bairros como Montmartre, bem onde fica o famoso Mulin Rouge (Boulevar Clichy), Champs-Elysées, região da Torre Eiffel, imediações do Louvre, margens do Sena.

Em Paris é quase impossível descrever tantos lugares para umas cervejas, sendo uma metropole internacional é possível encontrar as marcas mais famosas de cerveja. você vai adorar.

Peru

Arequipa

A linda Arequipa encanta a todo mundo que caminha pelas suas ruas. A Ciudad Blanca, como é conhecida, está localizada próxima ao Vulcão Misti, ela é o berço de Mario Vargas Llosa, um dos mais dos escritores mais importantes de todo o mundo.

Arequipa obriga a uma pausa. E toda pausa numa cidade famosa por sua gastronomia pede uma cerveja. Como Arequipa é muito focada na sua cultura ela desenvolveu seu próprio estilo gastronômico, claro a sua própria cerveja não poderia faltar: a Arenquipeña!

Lima

Conhecida com uma das capitais culturais da América do Sul e referência gastronômica mundial, a linda capital peruana tem seu lugar cativo. Cerveja e Cevichhe a dupla perfeita.

Uma cidade vibrante, cheia de vida, a beira do Oceano Pacífico, ela oferece incontáveis alternativas para uma cerveja, seja de dia à beira-mar, nos bairros bacanas, no Centro, ou na noite limenha. Sempre é possível encontrar boas opções de locais para a “breja”.

Em Lima, por ser uma cidade grande, é possível encontrar cerveja do mundo todo. Nós optamos pela “gelada” local, a Cusqueña. Um dos lugares que recomendamos é a “Peña Del Carajo“, ja falamos dela aqui no blog.

Mancora

A meca do surf peruano, Mancora é uma cidade localizada entre o litoral do Pacífico e o deserto, na Ruta Panamericana, bem próximo à divisa das provícias de Tumbes e Piura.

Ela é pequenina, com ruas cheias de gente descolada em busca das belas ondas, das areias brancas, tranqulidade, cordialidade local e, claro, curtir um cerveja gelada apreciando o lindíssimo por do sol no meio do Oceano Pacífico.

Roma

A capital italiana é destacadamente um dos lugares tops para uma cerveja, são avenidas, becos, praças e ruelas cheias de bares e restaurantes para apreciar umas geladas, vendo o movimento de uma das cidades mais lindas e importantes do mundo.

Sempre que se fala na Itália, logo vem a mente vinhos espetaculares, massas incríveis, lugares, histórias e experiências memoráveis, afinal ela é um dos berços da civilização ocidental, mas também produz excelentes cervejas, com várias possibiidades de harmonizações.

Bairros como Trastevere (uma espécie de Vila Madalena romana), margens do Reno, o Centro, dentre outros proporcionam uma vivência muito especial para tomar umas cervejas. Imperdível e inesquecível.

Uruguai

La Pedreras e Cabo Polonio

Essa pequena região do litoral do Urugai tem um charme todos especial. Com lindas vistas para o Oceano Atlântico. La Pedreras e Cabo Polônio são paradas obrigatórias para desfrutar umas cervejas; são lugares onde a pressa não tem vez.

Tudo bem calmo, os sons das ondes, o barulho do vento despertam na genta uma vontade absurda de ficar um tempo contemplando os que só os olhos conseguem entender, logo, nada melhor do que uma cerva para acompanha tudo isso.

Punta Del Leste

Ela é toda chique, galmourosa, elegante, bonita e ideal para uma cerveja à margens do “rio-mar” De La Plata. São diversos locais seduzindo para uma pausa e para um gelada (apesar do frio), para a contemplação e ver o tempo passar devagarinho.

A única coisa que você tem que se preocupara é com os preços. Punta é frequentada por pessoas de alto poder econômico, portanto, os preços acompanham. Mas, temos certeza, que ao menos uma “brejinha” é possível experimentar. Vai na fé!

Se liga!

  • Como você sabe muito bem, a cerveja é uma bebida alcoólica, portano deve ser consumida com moderação;
  • Por ser acoólica, obviamente, não combina com direção, logo, jamais dirija após tomar cerveja, independente da quantidade;
  • Alguns países tem regras específicas, mais ou menos rigorosas, quanto ao consumo de bebida alcoólica, se informe muito bem a respeito;
  • Consumo de cerveja em ruas, lugares públicos, praia etc, obedece regras e normas específicas de cada país, atente-se a isso;
  • SE você faz questão de tipos específicos, pesquise onde tem sua cerveja preferida e como aliar com a emoção de estar em um lugar que sempre foi seu sonho de viagem;
  • Presta atenção nos preços (alguns lugares, a cerveja pode ser bem cara) e na forma de pagamento, pois em muitos locais não aceitam receber em cartão para bebida alcoólica e o pagametno deve ser em dinheiro, as vezes, até antecipado;
  • Tem bom senso e divirta-se.

Bora revvirar o mundo com umas cervejas!

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *