Ruta Spondylus A Encantadora Via Del Pacífico

Ruta Spondylus A Encantadora Via Del Pacífico

A Ruta Spondylus A Encantadora Via Del Pacífico percorre um lindíssimo trajeto na costa equatoriana do Oceano Pacífico, por aproximadamente 770 Km, por regiões de floresta, visualmente muito parecida com a nossa Mata Atlântica, com o azul impressionante do oceano ao lado.

Certamente, muito do que se tem na Ruta Spondylus são mais razões para conhecer o Equador, um país fantástico que vai muito além de Cuenca, Quito e Guayaquil.

Onde é a Ruta Spondylus

Está na Costa do Pacífico, Oeste do Equador, seguindo pela Via Del Pacífico e percorrendo praticamente todo o país de Norte a Sul, desde a divisa com a Colômbia encontrando com a Colossal Ruta Panamericana no Sul na região de Guayaquil.

Como chegar à Encantadora Via Del Pacífico

Seu acesso mais tradicional é pela cidade de Guayaquil ao Sul e também por Quito ao Norte, seguindo para a região de Otavalo. Ela atravessa as províncias (estados) de Esmeraldas, Santa Elena e Manabí.

Pontos imperdíveis da Ruta Spondylus

Essa linda rodovia se destaca como uma das nossas Top 10 Estradas da América do Sul por ter lugares encantadores ao longo de todo o seu trajeto.

A Ruta Spondylus não é necessariamente uma estrada, mas sim uma região, um circuito de lindos lugares. Ela é um verdadeiro paraíso na costa sul americana do Pacífico, daí ser também conhecida como Via Del Pacífico.

Canoa

Uma cidade muito simples, próxima de San Vicente, Canoa é bastante rústica, praticamente uma vila de pescadores, com areia branca e águas azuis do Pacífico. Um lugar que convida ao descanso e a contemplação de uma praia quase deserta.

Montañita

Uma das praia mais badaladas do Equador, muito conhecida por lá pelas famosas “baladas”, cheia de gente “cool”, descolada e festeira.

Em Montañita há pessoas do mundo inteiro, onde se encontra boa comida e bebidas variadas, além de bons motivos pra puxar uns daqueles bate-papos com gringos e locais, que leva a tarde toda e nem se percebe.

Durante o dia, a praia e os arredores sempre receptivos a momentos de tranquilidade, contemplação e ócio. À noite, a balada rola solta.

Puerto López

Um pequena cidade, com praia bem bacana, ela da acesso à Isla La Plata. A orla é bem tranquila, com boa oferta de restaurantes e bares bem simples e a preços mais acessíveis.

No geral é uma cidade bastante empoeirada, com hospedagens mais simples e com bons preços, caso opte em ficar uma ou duas quadras mais distante da praia.

Isla La Plata

A isla é considerada como a “pequena Galápagos”, por sua biodiversidade e importância histórica. Ela está a 50 kilômetros de Puerto Lopez, na província de Manabí e é parte do complexo do Parque Nacional Machalila.

Uma ilha com rico ecossistema, excelente para mergulho e para trekkings nas suas trilhas, que permitem vistas privilegiadas de todo o seu entorno. As histórias e lendas sobre a Isla La Plata são muitas e variadas, incluindo desde cultos aos deuses dos povos originários até tesouros piratas.

Para chegar a Isla La Plata é necessário comprar um pacote em Puerto Lopez.

Praia Los Frailes

A praia Los Frailes ja esteve em listas das praias mais bonitas do mundo, fica em uma área de proteção ambiental do Equador, com acesso controlado, mata nativa, flores, palo-santo, areias brancas e o estonteante mar azul.

A chegada a Los Frailes é uma delícia. Tem uma floresta topical com bastante palo-santo, que deixa um cheiro muito agradável por todo o lugar. Em Los Frailes havia limitação de acesso de pessoas.

Sua, Same, San Vicente e Esmeraldas

A cidade de Esmeraldas é capital da província de Atacames, ela é bem estruturada e muito bonita. Próxima a Esmeraldas, estão Same e Sua, ambas são cidade bem pequenas e com preços bem mais acessíveis.

San Vicente também se destaca pela beleza das praias, fácil acesso e tranquilidade.

  • Ruta Spondylus a Encantadora Via Del Pacifico
  • Ruta Spondylus a Encantadora Via Del Pacifico
  • Ruta Spondylus a Encantadora Via Del Pacifico
  • Ruta Spondylus a Encantadora Via Del Pacifico
  • Ruta Spondylus a Encantadora Via Del Pacifico

Salinas

A bonita Salinas é a maior cidade litorânea, às margens do Pacífico, com muito boa infraestrutura e voltada àqueles que têm mais grana.

A orla é bem bonita, limpa, com prédios altos. Os restaurantes servem na praia, então é possível fazer um delicioso almoço com pé na areia, literalmente.

Isla Puná

A Isla Puná fica próxima a cidade de Posorja (no continente), com barcos fazendo trajetos de rotina, é uma ilha bem pouco frequentada por turistas e com pouquíssima infraestrutura.

A ilha em sí não tem grandes atrativos, ela é cortada por manguezais, tem bastante aves, vegetação baixa e muitos lagartos pequenos, alguns verdes, outros coloridos. Dependendo da sua disponibilidade de tempo, a visita a ilha pode ser dispensada, pois o que mais vale a pena é o trajeto.

Guayaquil

Bastante movimentada, Guayaquil é maior cidade do Equador, superando Quito, a capital, em número de habitantes. Ela é o lar das iguanas.

A Ruta Spondylus praticamente termina em Salinas, mas optamos por incluir Quito, pois daqui pode ser uma opção para acessar a Via Del Pacífico, só que, nesse caso, no sentido Sul-Norte.

Dicas de ouro para percorrer a Ruta Spondylus

Clima

Percorremos a Ruta Spondylus a encantadora Via Del Pacífico durante os meses de abril e maio, que já correspondem ao nosso outono. Nessa época, as chuvas são menos frequentes e o calor também é menor.

Algumas chuvas que pegamos eram fortes, mas passageiras e bem rápidas, típicas de clima tropical. A temperatura sempre agradável, na casa dos 25 graus.

Condições da Via Del Pacífico

As condições climáticas têm influência direta nas condições das estradas. Como pegamos pouca chuva e baixa temporada, a estrada estava muito tranquila, com bem pouco tráfego e com uito boa manutenção.

A estrada tem pontos de pista simples e alguns trechos duplicadas. Embora com pista em bom estado, em alguns momentos, a estrada fica estreita com apenas uma faixa para cada sentido. Isso, claro, exige maior atenção do motorista.

Não percebemos comandos policiais.

Dinheiro

A moeda equatoriada é o Dólar americano. Não é muito comum a aceitação de cartão de débito, principalmente nas pequenas cidades da Ruta Spondylus, a encantadora Via Del Pacífico.

Veículo e Documentação

Caso esteja com veículo estrangeiro (não equatoriano), basta emitir uma guia de importação na Aduana, junto aos postos de imigração nas fronteiras equatorianas.

Quando estivemos no Equador não era exigido seguro obrigatório para o veículo, pois é pago pelo governo.

A CNH brasileira foi aceita normalmente no Equador, no entanto, devido a possíveis alterações de regras, sugere-se verificar quanto a obrigatoriedade da PID – Permissão Internacinal para Dirigir.

Combustível no Equador era bem barato. O litro do diesel era US$ 0,25, enquanto na maioria dos demais países, incluindo o Brasil, a média era US$ 1,00 / litro.

Quando estivemos por lá, quase não havia pedágios, mas tem alguns, então esteja preparado para eles. São preços normais, mas tem que tem em dinheiro.

Ruta Spondylus a Encantadora Via Del Pacifico
Parada pra dar uma lavadinha

Hospedagem

No trajeto da Ruta Spondylus há boa oferta de hospedagem. Nas cidades pequenas, os preços são menores, porém as acomodações são muito simples.

É possível encontrar hostels e campings. Não espere excelência em infra-estrutura, pois em geral são bastantes limitados.

Segurança

Durante toda nossa permanência no Equador, nos sentimos muito seguros. As pessoas sempre se mostraram hospitaleiras, muito simpáticas e calmas. Em nenhum momento percebemos discussões, desentendimentos ou agressão de qualquer tipo.

Quanto a questões de roubos e furtos, o Equador pareceu bastante tranquilo, obviamente, cuidados e precauções básicas são necessários. É recomendável andar com pouco dinheiro, manter objetos de valor de forma discreta, como celulares, câmeras, relógios, equipamentos etc.

Em Guayaquil e Salinas por serem uma cidades grandes e bem movimentadas, recomenda-se todos os cuidados dispensados a cidades como São Paulo, por exemplo.

Clique na imagem e saiba mais…

Se liga 

Durante um período do ano, ha uma migração de uma espécie de aguavivas vindas pelas corrente marinhas, que precisa ter bastante cuidados, pois elas são quase imperceptíveis e acabam causando enormes desconfortos.

Algumas praias tem limitação de acesso de pessoas.

Nas cidades maiores como Salinas e Guayaquil, por exemplo, é possível encontrar a maioria das redes autorizads, fica ligeiro com a manutenção/ revisão do carro, pois nas cidades menores já é bem mais limitado.

O preço do camarão é muito mais barato do que estamos acostumado e é possível comprar direto com os pescadores no fim do dia, antes de ir para os mercados.

É "nóis" na Ruta Spondylus
É “nóis” na Ruta Spondylus

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

2 comentários sobre “Ruta Spondylus A Encantadora Via Del Pacífico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *