As supreendentes fronteiras Sul-americanas

As supreendentes fronteiras Sul-americanas

As supreendentes fronteiras Sul-americanas nos revelam um mundo de possibilidades e alternativas inimaginadas até que sejam cruzadas, vividas, desbravadas e experimentadas. Na Expedição América do Sul, atravessamos 26 fronteiras sul-americanas terrestres, de caminhonete, envolvendo 7 países percorridos.

Cada lugar tem procedimentos e características bastante específicas. Em alguns casos, bem peculiares. E em tempo de COVID-19 tudo fica mais sensível e rigoroso.

Esse é um post bem longo feito para consulta a qualquer tempo, com o objetivo de ajudar a evitar perrengues às pessoas que cruzam fronteiras sul-americanas. Você pode clicar em cada um dos tópicos abaixo e se informar sobre detalhes envolvendo imigração, aduana, procedimentos sanitários, autorização para veículo estrangeiro e, claro, um pouco da experiência que cada uma delas pode proporcionar. 

Falaremos sobre cada uma delas e tentaremos abordar questões importantes, principalmente para quem viaja de carro. Veremos:

Fronteiras! Seus passos, suas regras

Clique na imagem e saiba mais…

Importância das fronteiras e principais procedimentos

As áreas de fronteiras são importantes para demarcar os territórios e controlar o fluxo de pessoas e mercadorias entre os países. O Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador e tem tratados multilaterais e bi-laterais com seus vizinhos. Os demais países sul-americanos fazem fronteiras entre si e já foram protagonistas de vários conflitos territoriais. Alguns temas são muito visados nas fronteiras, como tráfico de drogas e de pessoas, imigrações clandestinas, contrabando e segurança sanitária, dentre outros.

Por isso, entender como as fronteiras funcionam pode ajudar muito a quem viaja entre os países, principalmente por terra.

Procedimentos de Imigração nos países percorridos

PaísImigraçãoAduanaSanitária
ArgentinaPassaporte ou RGDeclaração do que transporta e valores. Emissão de guia de importação do veículo e autorização para circulação.Declaração do que transporta.
BolíviaPassaporteIdemDeclaração que não tem drogas/entorpecentes. Pode ser exigida vacinação.
ChilePassaporte ou RGIdemDeclaração/inspeção do que transporta. Forte rigor com produtos de orígens vegetais e animais, coisas cruas.  Mesmo que você não tenha nada, declare que tem, pois se vc declara que não tem e eles encontram algo, você será multado.
EquadorPassaporteIdemDeclaração do que transporta.
PeruPassaporteIdemDeclaração do que transporta. Exigência de vacinação.
UruguaiPassaporte ou RGIdemDeclaração do que transporta.
1. Procedimentos exigidos na época que cruzamos as fronteira, a regras não mudam com frequência, mesmo assim, sempre consulte os sites oficiais de cada país para se informar com maiores detalhes, pois podem ter sidto alterados.

Vacinas Exigidas

Principalmente, com o advento da COVID-19 em relação a entrada nos países, o rigor quanto aos aspectos sanitários aumentou bastante

PAÍSObrigatórioRecomendável
Argentina    Febre amarela para quem viaja desde Bolívia, Colômbia, Equador, Guianas, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, Suriname e Venezuela.Hepatite B, especialmente para quem nunca teve a doença. Só na província de Salta é recomendada contra malária, pois lá há foco do mosquito transmissor.
BolíviaFebre AmarelaNão há.
Chile      Não há      Hepatite A, especialmente se o viajante nunca tenha tido esta enfermidade. Caso o motivo de sua viagem é realizar atividades de alta montanha, ou acampar longe da zona urbana, também é recomendado estar vacinado contra a Hepatite B.
EquadorFebre AmarelaDengue, Zika, Chikungunya, Malária.
Peru     Hepatite A, febre tifoide, se visitar as zonas rurais do país. Para quem vai às áreas com floresta tropical, é altamente recomendável estar imunizado contra a febre amarela, dengue, malária e doença de Chagas.
UruguaiNão há.Não há.
As normas de vacinação, em geral, seguem a OMS, não modificam com frequência, mas podem ser atualizadas, portanto, recomenda-se sempre consultar os orgãos oficiais de cada país.

Se liga!

Outra coisa que é muito importante se ligar é na questão de Seguros de Veículos, cada país tem regramento próprio. Em alguns, como o Peru, o seguro de carro é cobrado a todo momento, outros, como Equador, não são tão exigentes, mas o importante é que você saiba como proceder.

As supreendentes fronteiras Sul-Americanas começam com Brasil e Uruguai – Chui

Onde é – fica na cidade de Chuí, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, na costa Atlântica brasileira, divisa com o Departamento de Rocha, Uruguai.

Como chegar – pela Rodovia Brigadeiro José da Silva Paes (RS-471) a partir da BR-116 ou BR-101.

O que chama atenção – Uma das coisas mais legais de atravessar a fronteira com Uruguai pelo Chui, de carro é claro, é o trajeto pelo Banhado do Taim, onde é possível ver diversos animais pertencentes a Reserva, que é uma UPA (Unidade de Proteção Ambiental), onde é possível ver lindas paisagens e diversos tipos de aves e animais.

Outra coisa que chama a atenção é que na cidade de Chuí tem zonas francas, o que significa produtos mais baratos.

Fica esperto – a cidade de Chuí é comum a Brasil e Uruguai (Chuy, para os uruguaios). É bastante comum ter fluxo de pessoas dos dois países, portanto, pode-se encontrar pessoas falando em espanhol, ou uma mistura de portunhol com “gauchês”. Bastante interessante.

Também fique ligado nos horários de funcionamento das duas aduanas e serviços de imigração.

Para entrar no Uruguai é necessário apenas o RG brasileiro, para o carro é preciso o documento do veículo (eles emitirão uma guia de importação para rodar no Uruguai), a CNH brasileira é aceita sem restrições.

Embora nessa fronteira tenha sido tranquilo, deve-se atentar com procedimentos sanitários e restrições de entrada de alguns produtos, como alimentos perecíveis, alguns tipos de plantas, frutas, legumes, carne fresca etc.

Fronteiras Argentina e Chile

Nas supreendentes fronteiras Sul-americanas, a divisa Chile e Argentina é das que mais impressionam! É uma das mais extensas de todo o munto, mais precisamente a terceira maior, com mais de 5.000 kilômetros de extensão.

Os dois países já tiveram alguns conflitos territoriais. A grande verdade é que os limites dos dois países se caracterizam por regiões lindíssimas, cheia de cultura, história e magia. Aqui vamos conversar sobre várias das passagens de fronteiras entre os dois países que tivemos a experiência de atravessar.

Integração Austral – Rio Gallegos

Onde é – O Paso Integração Austral fica na divisa da Província de Chubut (Argentina) com Tierra Del Fuego (Chile).

Como chegar – pela Ruta Nacional 3, sentido Sul, Ushuaia.

O que chama atenção – Para todos os que se aventuram em chegar do Brasil até Ushuaia, por terra, especialmente de carro, seguindo a Costa Atlântica do continente.

Essa fronteira é uma passagem obrigatória. Tem todo um simbolismo especial, pois em seguida dela, será necessário cruzar o Estreito de Magalhães, uma das passagens oceânicas mais famosas de todos os tempos, pois foi onde o navegador Português Fernão de Magalhâes descobriu a ligação natural entre o Atlântico e o Pacífico.

Fica esperto – é um passo fronteiriço bastante movimentado, com tráfego intenso de caminhões, transporte de turistas e viajantes em geral. Os procedimentos pelos argentinos são bem rápidos e agilizados.

Já no Chile, a inspeção sanitária é bastante rigorosa, bem lenta, causando filas e demora, requerendo muita paciência. Aqui, como em todos os procedimentos de imigração chilenos, há uma séria atenção quanto a proteção sanitária e vários produtos são impedidos de entrar como ovos, frutas, legumes, grãos, verdura, produtos de origem animal, qualquer tipo embalagem de comida já iniciada.

Preenchidos diversos formulários em numerosas filas na aduana, imigração e segurança sanitária, fomos submetidos à inspeção sanitária e informados de que não poderíamos passar com frutas, verduras, iogurtes e frios. Tudo deveria ser descartado no lixo. Um sério prejuízo, pelo valor gasto e pela falta que faria. Além do péssimo sentimento de jogar comida fora. Só tinha uma saída: consumir o máximo e descartar o mínimo, alí mesmo. Em dois, isso seria impossível. Convoquei todos os brasileiros, sete de Curitiba, três de Minas Gerais e nós dois de São Paulo, e fizemos um verdadeiro piquenique de farofeiros na fronteira, em plena Patagônia. Almoçamos todos na caminhonete. Tudo isso apenas para cruzar um pedacinho do território chileno. Só assim, tivemos permissão para passar. Sobraram cebolas, alho, ovos e foram impiedosamente condenados ao lixo eterno, pelas mãos severas e imparciais da Fiscal da SAG.

Trecho do Livro Resenhas de Caminhote.

Cardenal Samoré

Onde é – ele separa a Província de Neuquén, Argentina e Região de Osorno, no Chile.

Como chegar – Para chegar ao Paso Cardenal Samoré, pelo lado Argentino, a partir de Bariloche seguindo para Vila De La Angostura, pela Ruta Nacional 40, depois pela Ruta 231.

O que chama atenção – O Paso Cardenal Samoré está localizado em uma das regiões mais lindas (e mais frias) do continente. Situado entre a região de Osorno (Chile), onde está o vulcão de mesmo nome e a Ruta do Siete Lagos, na Argentina, onde se encontram paisagens paradisíacas.

No Chile, ele esse Passo Fronteiriço integra o Parque Nacional Puyeue, com lindas cachoeira, montanhas e muita vegetação, também da acesso para a região de Puerto Varas, uma das mais visitadas do país.

No lado argentino, integra o Parque Nacional Nauel Huapi, a reserva mais antiga do país, compondo a Rota dos Sete Lagos, com paisagens simplementes encantadoras, ligando a cidade de Bariloche até Junin de Los Andes, passando por veradeiros paraísos como Villa de La Angostura e San Martin de Los Andes. São paisagens lindíssimas, encantadoras e nessas cidades ha uma boa infra-estrutura de hospedagens e serviços.

Fica esperto – devido as instáveis condições do clima na região, especialmente na época do inverno, as nevascas costumam interditar as estradas e, em algumas vezes, a fronteira fecha e passagem entre os dois países não pode ser realizada.

Nas surpreendentes fronterias Sul-americanas está Carirriñe

Onde é – está na divisa da Província de Neuquém, Argentina e Región de Los Rios, Chile. Está a aproximadamente 60 Km de Junin de Los Andes e a 30 Km da cidade chilena de Liquiñe.

Como chegar – no lado argentino, a partir da Ruta 40 em de San Martin de Los Andes pela Ruta Provincial 62 ou de Junin de Los Andes, pela Ruta Provincial 61. No sentido Chile-Argentina, acessa pela região de Panguipulli, na cidade de Liquine, pela Ruta 201.

O que chama atenção – esse é um trajeto voltado mais para as pessoas com espírito aventureiro e certa pegada off-road. A natureza reina absoluta nessa região. O céu sempre muito azul, o trajeto é feito cortando paisagens rurais bucólicas, intercaladas com muitas árvores, montanhas, lagos exuberantemente azuis, vistas de picos nevados. Lindíssimo!

Os procedimentos, em ambos lados das fronteiras, são simples e rápidos, com movimento, praticamente, inexistente. As instalações são modestas e ficam em zonas bastante isoladas e com pouquíssima movimentação.

Fica esperto – o trajeto pelas estradas mencionadas é totalmente de terra e rípio, com muita poeira, muitas vezes, beirando perigosos abismos, portanto exige muita atenção dos motoristas.

As estradas, no entanto, permitem todos os veículos em geral, porém, o mais recomendável é um 4 x 4, especialmente em épocas de chuva.

Agua Negra

Onde é – a mais de 4.700 mestros acima do nível do mar, o Passo Água Negra está no limite de fronteira entre a Província de San Juan, Argentina e a Região de Coquimbo, Chile. No Norte dos dois países, no meio da Cordilheira dos Andes

Como chegar – da Argentina, segue-se pela Ruta Nacional 40, até San José de Jácal, depois pega a RN 150 até Las Flores, província de San Juan, Argentina, onde se faz os procedimentos aduaneiros e de imigração argentinos. Dali, segue-se pela RN 150, subindo por dentro das Cordilheira dos Andes, até a divisa. Da divisa dos países, no lado chileno, segue-se 80 Km até a aduana chilena.

O que chama atenção – um dos lugares mais incríveis da nossa Expedição América do Sul. O Paso Água Negra é uma das fronteiras mais altas do mundo, encravada no meio da Cordilheira, as montanhas apresentam um belíssimo colorido.

Fica esperto – por ser uma das mais altas do mundo, esteja preparado para os efeitos da altitude, como dores de cabeça, moleza, ânsia de vômito e tontura. A região de montanha, apresenta asbismos de centenas de metros muito próximo da beira da estrada, que é muito estreita e exige muita atenção. A estrada é de rípio, muita poeira e certa instabilidade. A aduana chilena nessa região é uma das mais rigorosas por onde passamos.

Esse passo está aberto apenas no período de Setembro a Abril. Dirigir na região da Crodilheira, no Paso Agua Negra, aqui é simplesmente uma experiência incrível.

Paso San Francisco

Onde é – O Paso San Francisco localiza-se no meio do trajeto entre as cidades de Fiambalá, província de Catacamarca / Argentina (311Km) e a 197 Km da cidade de Copiapó, na região de Atacama/Chile .

Como chegar – saindo de Copiapó, Chile, sentido Leste, pela Rodovia CH-31, a divisa com a Argentina está a aproximadamente 200 Km e a mais de 4.000 metros acima do nível do mar.

O que chama atenção – essa é uma das mais supreendentes fronteiras Sul-americanas, uma das regiões mais bonitas e exóticas da Cordilheira dos Andes, com picos nevados, vulcões e laguna altiplânicas. Com destaque para Laguna Verde e Laguna Santa Rosa, com quase 100 Km separando as duas.

Nesse passo fronteiriços também está um do maiores vulcões do mundo o Ojos de Salado, ao lado de outro gigante o San Francisco. Nessa zona chilena localiza-se o Parque Nacional Nevado Tres Cruces, incrivelmente lindo e muito procurado por quem ama natureza, adrenalina e aventura.

Fica esperto – entre Copiapó/Chile e Fiambalá/Argentina, não tem postos de combustível, são 470 Km de distância entre um posto e outro, então fica ligeiro com o combustível.

Atenção também para os efeitos da altitude, afinal são mais de 4.000 metros acima do nível do mar.

Há muitas histórias sobre esse trajeto, sobre enorme dificuldades, mas não é bem assim.

Apesar das estradas de terra e rípio, não ha nada que não possa ser superado, desde que manenha atenção e atente-se para precauções básicas, como condições do veículo, experiência do motorista, levar água e alguma coisa pra comer, pois nesses 480 Km entre uma cidade e outra, não ha nada além das insólitas e lindas paisagens andinas, sendo pelo menos umas 9 horas de percurso.

Também, tem que se atentar se o acesso está permitido, às vezes fecham devido as condições de temperatura, clima, neve, deslizamentos etc.

Los Libertadores

Onde é – o Los Libertadores fica nos arredores do Monte Aconcágua, a 157 Km de Santiago (capital chilena) e a 210 Km da cidade de Mendoza (Argentina).

Como chegar – de Mendoza/Argentina, pega a Ruta Nacional 40, sentido Sul, e na região de agrelo, pega a Ruta 7 em direçaõ ao Oeste, subindo a Cordilheira de Los Andes, até a cidade de Upsala, continua sentido Sul pela mesma rota.

Saindo de Santiago, pega-se a Rodovia CH 57 até a cidade de Los Andes, depois pega a Ruta 60 em direção ao Norte.

As surpreendentes fronteiras Sul-Americanas – Restaurante na estrata para Los Libertadores

O que chama atenção – esse paso é onde está localizado o Monte Aconcágua, um dos mais altos da terra, o maior da América. Muito procudado por alpinistas de todo o planeta.

Também, para quem gosta da experiência de dirigir, no lado chileno está uma das mais emocionantes sequencias de curvas, proporcionando uma vivência incrível e paisagens andinas simplesmente inacreditáveis.

Se for com tempo, ainda é possível visitar o Parque Aconcágua, a base da montanha e ter vistas panorâmicas muito lindas. Sobre essa experiência temos explicações mais detalhadas no post “Os lugares mais mais espetaculares da Cordilheira dos Andes“.

Fica esperto – esse é um dos serviços de imigração mais concorridos e demorados que experimentamos na Expedição América do Sul, por ligar duas cidades grandes (Santiago/Chile e Mendoza/Argentina).

Prepare-se para filas, trânsito e demoras, muito embora o serviço em sí seja bem ágil, por outro lado a estrada que liga todo o trajeto tem excelentes condições.

Paso de Jama

Onde é – esse Passo Fronteiriço está localizado no meio do Deserto do Atacama no extremo Norte de Argentina e Chile, ligando a cidade argentina de Susques à chilena San Pedro de Atacama.

Como chegar – para acessar o Paso de Jama, saindo de San Pedro de Atacama em direção à Leste, pela Carretera CH 27, por 150 Km, cruzando o Deserto do Atacama.

O que chama atenção – é um dos serviços de imigração mais tranquilos, sem aglomeração ou filas. Próximo da imigração argentina, há uma pequena, confortável e bem abastecida área de serviços e conveniência num posto YPF.

Todo o trajeto pra chegar a essa fronteira, desvenda lindas paisagens do deserto, como a reservas Los Flamencos, Salar de Tara e Monjes de La Pacana, que são esculturas formadas pela ação do vento.

Fica esperto – na aduana argentina tudo rápido e descomplicado, já na chilena tudo é mais minucioso e leva mais tempo. Caso, por alguma razão, precise dormir no carro, o pessoal da fronteira do Chile já esta bem habituado e tem bastante caminhoneiro fazendo pernoite por lá. Fique esperto com o frio do deserto a noite, que é quase insuportável para os padrões dos brasileiros.

Complejo Fronterizo Chacaluta

Onde é – o Paso Chacaluta esta entre acidade chilena de Chacaluta, na Região de Arica Y Parinacota e a cidade peruana de Tacna, essa fronteira está a 610 Km ao Norte de Calama (capital de Antofagasta, onde está o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama

Como chegar – seguindo pela Rodovia Pan-americana Norte, cruzando pelo Deserto do Atacama, em paralelo ao Oceano Pacífico (não tão próximo a ponto de ver o mar claramente).

O que chama atenção – nas supreendentes fronteiras Sul-americanas, atravessar as Regiões de Tarapacá e Arica Y Parinacota, a partir de Calama, é uma experiência de cruzar o deserto tendo de um lado, vista ao longe, a Cordilheira dos Andes e de outro o Oceano Pacífico. Já na região de Arica, próxima a fronteira com o Peru, o horizonte da lugar a incríveis montanhas, com enormes abismos e vistas exóticas.

Fica esperto – nos serviços de imigração chileno e peruano, curiosamente, são cobrado taxas pelos formulários. Para quem está de carro, uma das primeiras e fundamentais providência é fazer o Seguro para veículos estrangeiros (SOAT) Toda vez que os policiais peruanos param um carro estrangeiro (e param a toda hora), a primeira coisa solicitada é o seguro.

Curiosamente, na divisa dos países há placa informando que é uma região de campo minado. Que medo!

Complejo Fronterizo Jeinimeni

Onde é – Paso Jinimeni (Paso Los Antiguos, para os argentinos) fica na Patagônia e faz divisa de Chile-chico, Chile, com a cidade argentina de Los Antíguos.

Como chegar – pela Argentina, através da Rota Nacional 40, vindo de Cueva de Las Manos, em Bajo Caracoles, ou de mais distante, como El Calafate.

O que chama atenção – esta supreendente fronteira Sul-americana é porta de entrada de uma das regiões mais incríveis e exóticas da Patagônia e da acesso à icônica Rodovia Carretera Austral e também para as Capillas de Marmol, formações rochosas que lembram esculturas de mármores no meio de um imenso lago super azul.

Tanto do lado argentino quanto chileno, está rodeado de belezas naturais impressionantes, como as impressionantes montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes, lagos incríveis na verdade um gigantesco lago denominado no lado chileno de General Carrera e do lado argetino, como…Lago Argentino.

Neste pedaço da América a Patagônia argentina é uma gigantesca estepe desértica, já do lado chileno imensas florestas de inverno.

Fica esperto – na época do inverno, pontos das rodovias podem estar fechados devido a neve, e há exigências de segurança para os veículo, como correntes (pelos argentinos).

Já na aduana chilena é muito comum todas as bagagens serem submetidas ao Raio X e inspeção visual, ou seja ter que abrir tudo para os fiscais inspencionarem, mas foi tudo bem agilizado.

Por último, mas não menos importante, se você precisa de provisões, aproveite para abastecer em Chile Chico, pois serão muitos quilômetros sem opções.

Se liga! Opte por comprar alimentos perecíveis em Chile-Chico, ao invés da Argentina, pois corre o risco de serem barrados na aduana chilena.

Paso Don Guillermo Torres Del Paine

Onde éPaso Don Guillermo fica na divisa da Província de Santa Cruz, Argentina e a região do Parque Nacional Torres Del Paine, no Chile.

Como chegar – a partir do Chile, segue-se pela Ruta 9 até ao vilarejo de Villa Cerro Castillo, chegando a aduana chilena, depois dirige-se pela Y-205 até o lado argentino. A distância entre as aduanas chile e argentina é uma distância de aproximadamente 7 quilômetros.

O que chama atenção – Numa das mais supreendentes fronteiras Sul-americanas – de Torres del Paine até Cerro Castilho é repleto de paisagens montanhosas intercalando com longas planícies e vista sempre impressionante da Cordilheira dos Andes. Depois, o trajeto entre as duas aduanas é feito na imensidão do deserto patagônico, com infinitas estepes. A partir da aduana argentina é onde se alcança a lendária Ruta Nacional 40.

Fica esperto – depois de Villa Cerro Catillo, são longos trajetos por estada de terra e rípio, mesmo nesse ponto da Ruta Nacional 40, as condições das estradas exigem muita experiência e atenção do motorista. O terreno é instável e afeta bastante a estabilidade do veículo.

Concluindo, fica esperto também com relação a água e provisões, pois postos de combustível ou comércio são bem escassos. Em geral com pelo menos 100 Km de distância.

Paso San Sebastian

Nas surpreendentes fronteiras Sul-americanas, oferendas a Gauchito Gil (entidade espiritual argentina)

Onde é – está no Norte da Província de Tierra del Fuego e ao Sul da Província de Santa Cruz, ligando o Departamento Río Grande com as comunas Primavera, Porvenir y Timaukel nã Região de Magallanes y de la Antártica Chilena.

Como chegar – seguindo pela Ruta 3, saindo da cidade argentina de Rio Gallegos, em seguida em território chileno pela Ruta 257 e depois retomando a Ruta 3 novamente em solo argentino. São 285 Km de Rio Gallegos.

Em Punta Delgado, no Chile, é necessário cruzar o Estreito de Magalhães, é bastante tranquilo, o movimento é relativament e camlo e os procedimentos rápidos. Na área da balsa há um restaurante e algumas opções de serviços.

O que chama atenção – a íconica travessia do Estreito de Magalhães, ligação natural entre os Oceanos Atlântico e Pacífico.

Até chegar ao Estreito de Magalhães e depois de atravessá-lo em direção a San Sebastian, a paisagem volta a ser de estepe patagônica desértica, portanto, bastante monotóna, porém, sempre com possibilidade de ver aves e animais nativos, como guanacos, raposas, dentre outros.

Fica esperto – Depois da travessia, retoma-se a estrada e aí são aproximamente 100 Km em estrada de terra e ripio, o que exige muita atenção, pois as “britas” soltas no piso da estrada costuma desestabilizar os veículos.

No verão, o Paso San Sebastian fica aberto 24 horas. Fronteiras são sempre surpreendentes, então tente se informar com antecedência. Por exemlo, quando passamos por lá, havia riscos de greve pela aduana chilena, o que impediria a passagem.

Dalí é a última fronteira até Ushuaia.

Fronteiras Peru Equador

La Balsa

Onde é – fica às margens do Rio Canchis, fronteira natural entre Peru e Equador, separando a província peruana de Jaén, na região de Cajamarca, da província equatoriana de Zamora Chinchipe.

Como chegar – das supreendentes fronteiras Sul-americanas, essa é realmente para os aventureiros, pois está no extremo Norte do Peru e para chegar segue-se a 150 Km de Jaén, pela Rodovia 5N, cruzando a Amazonia peruana, e a 150 Km de Vilcabamba, Equador.

O que chama atenção – os caminhos cruzando a Amazonia peruana e depois entrando na equatoriana são em meio a montanhas e selvas, cortando por cidades peruanas bucólicas, bem simples e com enorme barulho de bozina e aglomerações de tuc-tucs. Ao entra no Equador, instaura-se um enorme silêncio e só se ouve o canto dos pássaros e o assovio dos ventos.

Os dois serviços de imigração são muito tranquilos. O peruano tenta encontrar algum tipo de problema, mas sem tanta empolgaçlão, o equatoriano é muito rápido, simpático e sem burocracia. Quando chegamos na imigração equatoriana, o único funcionário estava fora, jogando volei, e precisou ser chamado para nos atender. Apareceu com enorme cordialidade e simpatia.

Fica esperto – nessa região do Peru, os policiais fazem abordagens a todo momento, estão sempre procurando alguma irregularidade, especialmente sobre o seguro para veículos estrangeiros (SOAT) e vistos de permanência.

Olha que legal…No Equador não há exigência alguma de seguro para veículos estrangeiros, pois o governo assume esse encargo, sendo, portanto, um peso a menos no orçamento.

As estradas peruanas são pavimentadas, mas sempre com algum tipo deslizamento, o que exige muita atenção e cuidado dos motoristas.

Na parte equatoriana, nessa região especificamente, as estradas são de terras, rodeadas por enormes abismos, até a cidadezinha de Zumba. Depois Vilcabamba ha bastante trechos de terra e abismo.

Huaquillas

Onde é – Conhecida como CEBAF-PERU-Centro de Binacional de Atencion Fronteiriza – esta localizada proxima a cidade equatoriana de Huaquillas e a 32 Km de Tumbes, capital da província peruana de mesmo nome.

Como chegar – pelo lado equatoriano chega-se de Machala, pela E-25, e pelo peruano pela Panamericana Norte.

O que chama atenção – ao sair do Equador e entrar no Peru é uma mudança radical de paisagem e de costumes. Todo o silêncio equatoriano é substituido por buzina e barulho dos tuc-tucs de motocicletas adaptadas. Passa de uma região de florestas tropicais, palntações de bananas e propriedades agrícolas para uma região de puro deserto, ladeando o Oceano Pacífico.

No lado peruano, vale muita a pena conhecer a praia de Mâncora, uma das mecas do surf no Pacífico.

Fica esperto – ha muitas histórias de assaltos próximos da zona de fronteira pelo lado peruano. No entanto, a verdade é que todo o complexo é muito moderno e parece bem seguro, com excelente atendimetno tanto dos equatorianos quanto dos peruanos.

Finalmente, ao entrar no Peru, já no próprio complexo fronteiriço, providencie o seguro SOAT, pois eles são bastante rigorosos com essa exigência.

Fronteira Chile Bolívia Portezuelo del Cajón

  • As surpreendentes fronteiras Sul-Americanas - Paso Agua Negra

Onde é – fica na região de San Pedro de Atacama, próximo ao Vulcão Lincancabur e separa Bolívia e Chile

Como chegar – pela Carretera CH-27, a 47 Km de San Pedro de Atacama.

O que chama atenção – essa fronteira está no coração do Atacama, é rodeada de planícies áridas e frias, vulcões e vicunhas (camelídeo típido dos Andes).

Aqui é o portão de entrada para várias expedições ao Salar de Uyuni, em território boliviano.

Desse ponto, se enxerga o Vulcão Lincancabur sob outra perspectiva. O mais comum é vê-lo de San Pedro.

Fica esperto – na imigração boliviana, existem alguma taxas a serem pagas para entrar no país. Normalmente, quando se está nas expedições chilenas, esses valores já estão incluídos.

Existem muitos aspectos importantes relacionados a entrar de carro na Bolívia, como seguro, guia de importação, penalidades, enfim…sempre consulte o site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pra se ligar em tudo que é fundamental para não enfrentar nenhum perrengue.

a pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da Aduana Nacional de Bolívia é a apreensão do carro e leilão imediato do veículo;  isto é,  seu confisco,   sem indenização alguma pelo governo boliviano.

Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)

Os funcionários da imigração boliviana tentaram nos cobrar taxas inexistentes, inventando regras e procedimentos não aplicáveis aos brasileiros. Simplemente dissemos que não tinha mais dinheiro (e não tínhamos mesmo) e fomos autorizados a entrar.

Nas duas aduanas, os procedimentos são bem lentos. Normalmente, estão atendendo os fluxos de excursões e expedições ao Salar.

Paso Kasani – Fronteira Peru e Bolívia

Onde é – o Paso Kasani separa Peru e Bolívia, na região do Lago Titicaca, Puno (Peru) e Copacabana (Bolívia).

Como chegar – pela Rodovia 3S percorrendo, aproximadamente 135 Km de Puno (Peru) em direção a Copacabana (Bolívia).

O que chama atenção – essa fronteira pelo lado peruano é bastante calma, nos dois paíse. Os procedimentos são simples, o tratamento cordial.

Chama atenção, o Lago Titicaca, o mais alto do mundo. Toda a região de rara beleza e cheia de histórias, mitos e lendas.

Nessa região, nasceu o Império Tawantinsuyu (Incas) a partir da Cultura Tihuanaco e  Aimara. Ainda hoje se fala aimara em Puno e em Copacabana.

Fica esperto – a altitude é um fator importante, pois pode trazer nauseas, dores de cabeça e tonturas. Na aduana boliviana, costuma haver uma certa lentidão e filas.

Um das últimas surpreendentes fronteira Sul-americanas Peru Brasil

Onde é – da divisa do Estado do Acre, separando a cidade brasileira de Assis Brasil, da cidade peruana de Iñapari, no Departamento de Maldonado. Ladeando o Rio Acre que é a fronteira natural entre os dois países.

Como chegar – pela Rodovia BR-317 a 340 Km de Rio Branco, capital acreana.

O que chama atenção – essa fronteira pelo lado peruano é bastante calma, estão muito acostumados com brasileiros. Os procedimentos são rápidos e o tratamento bem cordial.

O Rio Acre pertencente a uma Unidade de Conservação, está na tríplice fronteira Brasil, Peru e Bolívia e chega até a cidade de Rio Branco, foi um importante marco geográfico natural na demarcação territorial do Acre como estado brasileiro.

A partir de Iñapari, inicia-se a Rodovia Transoceânica que da acesso até a região de Cuzco.

Fica esperto – no lado peruano, ha algumas notícias de assaltos, porém tudo nos pareceu absolutamente seguro e, felizmente, não percebemos nada que nos preocupasse.

Se você espera ver Floresta Amazonica no lado brasileiro, esquece…tudo estrá transformado em pasto, diferente do lado peruano, que ainda está bastante preservada.

Conclusão

As fronteiras sul-americanas são simplementes impressionantes, expetaculares, exóticas…surpreendente.

Concluindo, todas as fronteiras exigem cuidados e precuações para atravessá-las com segurança e, acima de tudo,desfrutando o enorme prazer em conhecer um continente tão lindo e rico, como nossa América.

O que você achou as surpreendentes fronteiras sul-americanas? Já tinha ouvido falar? Que tal colocar uma delas no seu roteiro na próxima viagem?

Até a próxima. Reviramundo!

Ponto Rally Dakar no Salar de Uyuni

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

4 comentários sobre “As supreendentes fronteiras Sul-americanas

  1. Bom dia Reginaldo, precisava muito de mais informações sobre o Paso de Kasani (Peru- Bolivia) pois pretendo fazer uma viagem cruzando essa fronteira e sei que na Bolivia tem documentos especiais para tirar para poder circular como o carro. Consigo um contato seu ? pode ser email

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