Dez comidas típicas da América do Sul

Dez comidas típicas da América do Sul

As dez comidas típicas da América do Sul poderia ser um ranking das melhores, bonitas e bem elaboradas, ou coisas do tipo, mas é mais que isso. É uma seleção de pratos deliciosos e marcantes, na nossa opinião, claro. Esta, na verdade, foi a forma que encontramos para compartilhar descobertas culinárias, através de nossas memórias afetivas (e gustativas). Ah, essa é a versão geral, depois publicaremos um post só sobre as opções veganas.

Sabemos que a gastronomia é uma das mais importantes expressões culturais, o que claramente define o jeito de ser de cada povo e dos lugares onde estivemos.

Então, para melhor apresentar algumas das nossas experiências no contato com as mais variadas culturas, resolvemos compartilhar esse tour gastronômico da Expedição América do Sul.

Nossas escolhas, nossos (não) critérios

Nossos critérios não tem a ver com pratos sofisticados nem alta gastronomia, mas sim com a experiência, o simbolismo e com a identificação cultural de cada comida. E, claro, por tudo ser muito saboroso e inesquecível.

Então você já se ligou que muito do que selecionamos tem preços super acessíveis. Em muitos casos, é a chamada “comida de todo dia”.

Dez comidas típicas da América do Sul
A riqueza gastronômica sul americana não tem limites,

Cada uma das nossas escolhas representa um momento único, especial, encantado da nossa Expedição América do Sul, por isso fizemos com tanto carinho para compartilhar com todos vocês.

Os critérios estão somente baseados nas nossas emoções e nas manifestações sensoriais em cada momento, portanto são opções muito pessoais, que tem tudo a ver com as relações afetivas de cada vivência.

A principal intenção é espalhar alegrias através nas nossas experiências gastronômicas pela América do Sul. Dessa forma te inspirando a explorar outras alternativas e buscar novos conhecimentos.

Vem com a gente.

Curanto da Ilha de Chiloé

O curanto é um dos pratos mais curiosos e tem lugar de destaque entre as dez comidas típicas da América do Sul. Tradicional da Ilha de Chiloé, também é encontrado na região de Bariloche na Argentina e no Sul do Chile. Registros arqueológicos apontam que os povos originários já preparavam o curanto ha mais de 6.000 anos.

A preparação do curanto é um evento social, muito especial, realizado em datas festivas, comemorativas e ocasiões memoráveis. Ele reúne diversas pessoas na preparação.

Evidentemente, existem locais que preparam o curanto especialmente para os turistas. Nós tivemos a oportunidade de participar de uma “fiesta costumbrista”, onde o curanto era a celebridade gastronômica, juntamente com várias atividades das tradições chilotes.

As festas folclóricas acontecem em janeiro na Ilha de Chiloé e, claro, o curanto é umas das atrações de dar água na boca. Imperdível!

Parillada argentina

A Argentina é famosa por suas carnes. Segundo o site “Sociedade da Carne“, alguns fatores determinar a qualidade da carne argentina, como raça, forma de criação etc. A famosa parrillada argentina é preparada com vários tipos de carnes, incluindo “miúdos”.

banner retangular resenhas de caminhonete

Os gauchos dos pampas criaram a tradição das parrillas, uma forma de churrasqueira que utiliza apenas as brasas no assado, evitando contato com chamas e fumaças. Esse processo conserva o sabor da carne o mais real possível, tornando esse prato, simplesmente, imperdível.

Centolla

O Centolla é um caranguejo gigante das águas geladas do mares do Sul do continente. Ele é encontrado na região de Magallanes e na costa chilena. Os habitantes da Patagônia são os mestres dessa gastronomia.

Confesso que ví os chilenos preparando mais do centolla do que os argentinos. Ja provei em Santiago do Chile e em Ushuaia na Argentina, cada um com seu jeito de preparar.

A conclusão é que em ambos os países, esse prato é uma delícia e, por seu sabor e experiência gastronômica, está entre os nossos eleitos.

Lomo Saltado

O Lomo saltado um clássico da gastronomia andina tem um post só pra ele aqui no blog. Esse é um prato comum em toda a Cordilheira dos Andes, mas no Peru ele é super popular, por isso não é caro.

A composição do lomo saltado é bem familiar aos brasileiros, com batata, carne (espécie de picadinho) e arroz. A dica é provar esse prato em lugares pequenos e populares, não só pelo preço, mas pela experiência e contato com os locais.

Empanadas

As empanadas estão presentes em quase todo o território sul-americano. Aqui mesmo no blog, nós já falamos várias vezes sobre elas, mas sempre em um contexto mais argentino. Nós encontramos empanadas no Chile, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador. Em todos esses países, a empanada fez bonito.

Provar empanadas é quase uma obrigação para quem visita países da América do Sul.

Como vocês podem perceber, elegemos as comidas sul-americanas pelo seu simbolismo e não por sua sofisticação. Claro, que tudo pode ser feito com maior ou menor requinte. Não sabemos se é o caso das empanadas. No entanto, recomendamos aquelas feitas nos lugares mais populares, no meio do povão, obviamente atento às condições de higiene.

Pichanga

O mais conhecido é o lomo a lo pobre, que é um prato bastante popular e muito famoso no Chile. Arroz, batata, bife acebolado, ovo compõem esse ícone da culinária chilena.

O “a lo pobre” se carateriza por ser grande e (em geral) barato. Mas não poderíamos deixar de lado a Pichanga e, portanto, é o nosso ecolhido. Ela é feita com um monte de coisas juntas, uma mistura de vários componentes em único prato. Ela é econtrada em diversas versões, como tábua de frios, por exemplo.

A pichanga mais popular é um prato-feito com diversos componentes, como batata, arroz, linguiça, bife, ovo e assim por diante. Ela costuma ser bem grande e preço acessível. A pichanga também é como os chilenos chamam a “pelada” do futebol.

Pichanga “tudo ao mesmo tempo agora”

Ceviche

O ceviche está certamente entre as dez comidas típicas da América do Sul. O ceviche é um símbolo da gastronomia peruana. Feito com peixe fresco, crú, marinado, acompanhado de cebola rocha, pimenta, e milho. Os peruanos dominam várias versões de apresentação e acompanhamento do prado.

As cidades peruanas próximas da Costa do Pacífico tem maior e melhor oferta desse prato, por estarem ao lado do mar.

Por ser um prato feito com peixe crú, é necessário estar bem atento às condições de higiene local. O caldo da marinada do cevivhe é o “leche de tigre” que, dizem ser afrodisíaco.

Ceviche - clássico da gastronomia peruana
Ceviche – clássico da gastronomia peruana

Asado uruguaio

Assim como a Argentina, o Uruguai se destaca nas carnes. As grelhas são inclinadas, dando um toque especial aos churrascos e variando temperaturas de acordo com o tipo da carne.

Montevideo tem inúmeros restaurantes que servem o “asado”, mas uma experiência muito recomendável é ir até o Mercado Central, onde há uma incrível diversidade de “parrillas”. Não esqueça de uma cerveja gelada e divirta-se!

Humita

A humita é muito parecida com a nossa pamonha. Ela tem obrigação de estar nas dez comidas típicas da América do Sul. A humita é bastante comum e está diariamente na mesa do povo andino.

Seu nome é derivado do idioma quéchua e é consumida em toda América do Sul e parte da América Central, desde os tempos pré-colombianos.

Dez comidas típicas da América do Sul
Humitas, delícia andina

Feijoada Brasileira

Uma das coisas que mais caracteriza o nosso Brasil é a gastronomia. Rica em sabor, apresentação, histórias e emoções, nosso país tem vários candidatos a seu representante. Não poderia ser mesmo diferente pra quem é quase um continente.

O nosso país tem delícias, como o churrasco, virado a paulista, bobó, muqueca, escondidinho, baião de dois, barreado, vaca atolada e assim por diante. Resumindo, o Brasil tem verdadeiras “estrelas gastronômicas” do Brasil.

A feijoada foi a nossa escolhida, por que ela contempla referências de quase todas as nossas regiões na sua composição. Seja pela caipirinha, a bisteca, a couve, a laranja e asssim por diante e, claro, todo o clima que se cria em torno de uma boa feijoada, como o pagode, o samba de roda e a mística da alma brasileira.

A fama da “feijuca” é merecida, logo, é nossa obrigação homenajear e reconhecer toda a sua brasilidade. Nós somos fãs do canal Underchef, então dá uma olhada lá para saber a receita completa e apreender o passo a passo do preparo da feijuca.

Você ja provou uma Chochóca?

Calma…onde você vai com essa mente? A chochóca é um prato típico da ilha de Chiloé feito com batata e carne de porco. Deixamos esse espaço para algumas menções honrosas:

  • lomo a lo pobre – ele é o queridinho do Chile, farto e com preço justo;
  • tamales – mais um a base de milho, igrediente bastante frequente na gastronomia andina;
  • choripan – equivalente ao nosso cachorro quente, mas mais codimentado;
  • chochoca – um “mix” de batadas variadas e amassadas com recheio de pernil assado;
  • ocopa – muito comum na cidade de Arequipa, batatas com uma espécie de molho a base de codimentos;
  • bobó, muqueca, barreado, escondidinho, virado a paulista, tutu a mineira etc. – esses você ja conhece, né!

Fotos acima: Da esqueda para a direita de cima para baixo: lomo a lo pobre, tamales, choripan, chochoca, ocopa.

Coisas super legais

Sem dúvida, provar a gastronomia de cada país ou de qualquer lugar pra onde a gente vai é uma das experiências mais legais. Mas tem coisas que se destacam:

  • muitas das comidas que provamos existem há mais de mil anos;
  • no caso do curanto, vale muito a pena acomapanhar a preparação;
  • provar as comidas nos lugares pequenos, em geral é mais original e mais em conta;
  • em países como Bolívia, Peru e Equador é possível comer bem a preços justos;
  • sugerimos também bolon, papa a la huancaína, ocopa, cuy, pastel de choclo, arroz chaufa, chicharon, puchero, arepa, tamales, bobó, muqueca, barreado, escondidinho etc., mas não dá pra homenagear a todas em único post;
  • muito da gastronomia andina é a base de ingedientes com alto valor nutricional, como a quínoa, por exemplo.

Se liga

Algumas coisas que você tem que se ligar quando está provando culinária de outro país:

  • se liga na higiene;
  • presta atenção nos componentes dos pratos se tem algum que seu organismo é intolerante;
  • se informe sobre costumes, por exemplo, em algumas partes do Peru, eles servem suco quente;
  • pergunte sobre pratos apimentados e o nível de ardência;
  • não é muito comum ter substituições, como fazemos no Brasil;
  • em cidades menores, os garçons são bem tímidos e ficam com vergonha de atender estrangeiros;
  • as esolhas do post foi do Reginaldo, visto que Denise não come proteína animal, então depois teremos uma publicação sobre as nossas melhores opções vegana.

Bora para o próximo destino, bora revirar o mundo!

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Um comentário em “Dez comidas típicas da América do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *