A magestosa Serra do Corvo Branco

A magestosa Serra do Corvo Branco

A nossa serra

Uma das nossas paisagens mais lindas, a magestosa Serra do Corvo Branco é impressionante. Para quem gosta de aventura, naruteza e de dirigir, tem que conhecer as serras mais lindas do mundo.

E sabe onde elas estão? Aqui mesmo no Brasil, no lindo estado de Santa Catarina. Falamos da Serras do Corvo Branco e Serra do Rio do Rastro. Pode ser que “mais lindas” seja um pouco de exagero, pois não conhecemos todas as nossas serras. Sempre vale a pena valorizar nossas riquezas naturais e nosso patrimônio ambiental, não é mesmo?

A magestosa Serra do Corvo Branco foi uma das melhores experiências da Expedição América do Sul. Vem com a gente conhecer um lindo pedaço da nossa terra.

A magestosa Serra do Corvo Branco

A magesosa Serra do Corvo Branco
Extensão da Serra do Corvo Branco

Reconhecida como um da nossas serras mais linda, a A magestosa Serra do Corvo Branco situa-se no conjunto de montanhas do Estado de Santa Catarina, denominado Serras Gerais. É parte do Aquifero Guarani, um dos maiores lençóis aquaticos do planeta, entre a cidade Urubici e Grão Pará. Está a 1.400 metros acima do nível do mar.

É a maior fenda em uma serra

Corte na rocha é um dos maiores que existem
Corte na rocha é um dos maiores que existem

O corte em forma de fenda nas rochas da serra é um dos maiores do mundo com aproximadamente 90 metros. Devido ao relevo acidentado da região, foi necessário essa proeza da engenharia. A sensação de dirgir aui, principalmente uma caminhonete, é incrível.

A incrível experiência de dirigir na serra

Compartilhando com você um pouco da experiência de dirigir na Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco está entre Urubici e Grão Pará, localizando-se no território desse último. O pico da Serra fica entre o vilarejo de São Pedro e Aruê, a aproximadamente 30 Km do centro de Urubici. É parte da Rodovia SC-370 e, curiosamente, um dos poucos trechos da estrada em condições precária é bem na Serra.

As voltas impressionantes da serra

As curvas da Serra são incrivelmente fechadas. Alguns veículos grandes, como ônibus, caminhões e vãs, necessitam manobrar pra passar. De tão estreitas e fechadas. Em alguns montos tem mirantes, bem precários, que permitem um linda da vista da região.

A orígem do nome da serra

Ela foi denominada e batizada com esse nome pelos habitantes locais. A ave da região é o Urubu-rei, que foi erroneamente confundido com um corvo. De qualquer forma o nome pegou. Sem nenhum demérito ao Urubu-rei, que também lindo, gosto mais do nome como está.

Coisas bem legais

  • Dar um rolê por Urubicy, conhecer alguns pontos bem bacanas do entorno da Serra.
  • Apesa exigir cuidado no trajeto, a serra é bem tranquila, não tem muito carros, o que ajuda na segurança.
  • Pra quem curte um trekking, é uma excelente pedida, pois o visual é show.
  • a Cascata do Avencal é uma das coisas imperdíveis da região, dá uma olhada:

Se liga

  • Não jogue bitucas e se liga para não gerar faisca.
  • Atente-se às condições da serra, dirija com muito cuidado.
  • Se informe antes em Urubicy sobre a acessibilidade.
  • Se for no inverno tenha em mente que é uma das regiões mais frias do Brasil.
  • No inverno é bem frio, mas nessa época chove pouco
  • Na época do frio é sujeito a geadas e muita neblina.
  • Aliás, neblina existe também no verão.
A magestosa Serra do Corvo Branco

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *