A magestosa Serra do Corvo Branco
Aqui nós veremos:
A nossa serra
Uma das nossas paisagens mais lindas, a magestosa Serra do Corvo Branco é impressionante. Para quem gosta de aventura, naruteza e de dirigir, tem que conhecer as serras mais lindas do mundo.
E sabe onde elas estão? Aqui mesmo no Brasil, no lindo estado de Santa Catarina. Falamos da Serras do Corvo Branco e Serra do Rio do Rastro. Pode ser que “mais lindas” seja um pouco de exagero, pois não conhecemos todas as nossas serras. Sempre vale a pena valorizar nossas riquezas naturais e nosso patrimônio ambiental, não é mesmo?
A magestosa Serra do Corvo Branco foi uma das melhores experiências da Expedição América do Sul. Vem com a gente conhecer um lindo pedaço da nossa terra.
A magestosa Serra do Corvo Branco
Reconhecida como um da nossas serras mais linda, a A magestosa Serra do Corvo Branco situa-se no conjunto de montanhas do Estado de Santa Catarina, denominado Serras Gerais. É parte do Aquifero Guarani, um dos maiores lençóis aquaticos do planeta, entre a cidade Urubici e Grão Pará. Está a 1.400 metros acima do nível do mar.
É a maior fenda em uma serra
O corte em forma de fenda nas rochas da serra é um dos maiores do mundo com aproximadamente 90 metros. Devido ao relevo acidentado da região, foi necessário essa proeza da engenharia. A sensação de dirgir aui, principalmente uma caminhonete, é incrível.
A incrível experiência de dirigir na serra
A Serra do Corvo Branco está entre Urubici e Grão Pará, localizando-se no território desse último. O pico da Serra fica entre o vilarejo de São Pedro e Aruê, a aproximadamente 30 Km do centro de Urubici. É parte da Rodovia SC-370 e, curiosamente, um dos poucos trechos da estrada em condições precária é bem na Serra.
As voltas impressionantes da serra
As curvas da Serra são incrivelmente fechadas. Alguns veículos grandes, como ônibus, caminhões e vãs, necessitam manobrar pra passar. De tão estreitas e fechadas. Em alguns montos tem mirantes, bem precários, que permitem um linda da vista da região.
A orígem do nome da serra
Ela foi denominada e batizada com esse nome pelos habitantes locais. A ave da região é o Urubu-rei, que foi erroneamente confundido com um corvo. De qualquer forma o nome pegou. Sem nenhum demérito ao Urubu-rei, que também lindo, gosto mais do nome como está.
Coisas bem legais
- Dar um rolê por Urubicy, conhecer alguns pontos bem bacanas do entorno da Serra.
- Apesa exigir cuidado no trajeto, a serra é bem tranquila, não tem muito carros, o que ajuda na segurança.
- Pra quem curte um trekking, é uma excelente pedida, pois o visual é show.
- a Cascata do Avencal é uma das coisas imperdíveis da região, dá uma olhada:
Se liga
- Não jogue bitucas e se liga para não gerar faisca.
- Atente-se às condições da serra, dirija com muito cuidado.
- Se informe antes em Urubicy sobre a acessibilidade.
- Se for no inverno tenha em mente que é uma das regiões mais frias do Brasil.
- No inverno é bem frio, mas nessa época chove pouco
- Na época do frio é sujeito a geadas e muita neblina.
- Aliás, neblina existe também no verão.