A Magia da Isla del Sol na Bolívia

A Magia da Isla del Sol na Bolívia

A magia da Isla Del Sol na Bolívia, um tesouro no Lago Titicaca, por si só, seduz a todos pelos seus encantos e belezas. Além disso, ela está próxima a cidade de Copacabana na Bolívia e quase na linha imaginária da divisa com o Peru. No seu coração, banhada pelas águas sagradas do Titicaca, surgiu a mais famosa civilização sul-americana: O Império Tawantinsuyu (Império Inca, em quéchua).

Um lugar incrível

Quando se fala em uma ilha, logo vem para a nossa mente as lendas e fantasias do nosso imaginário. Uma que fica no lago de água doce mais alto do mundo, certamente, nos faz viajar na nossa imaginação e criatividade.

Um lugar onde civilizações nasceram, creseceram e se espalharam. Culturas foram moldadas, modificadas e consagradas. Não há adjetivos, para o bem e para o mal, para melhor definir esse lugar tão mágico.

Vista do Lago Titicaca, onde localiza-se a Isla Del Sol na Bolívia em plena  Cordilheria deLos Andes
Vista do Lago Titicaca, onde localiza-se a Isla Del Sol na Bolívia em plena Cordilheria deLos Andes

Você vai conosco conhecer um dos lugares mais lindos e emblemáticos da América do Sul, destacamos para você:

Por que Isla Del Sol na Bolívia é tão especial

Enseada Norte da Isla Del Sol banhada pelas imensas águas do Lago Titicaca
Enseada Norte da Isla Del Sol

É um dos lugares sagrados da Civilização Inca, sendo até mencionada por alguns historiadores, como sendo o ponto inicial do Império, a partir da cultura Tihuanaco e Aimara. Ha divergências quanto a exatidão, uns afirmam como sendo nos Uros, nas proximidades da cidade de Puno, como afirma Pedro Sarmiento de Gamboa, autor de “História dos Incas, esscrita no século XV, outros que foram na região de Copacabana, Puno, margens dos Titicaca e assim vai.

Independente da precisão dos relatos quanto a orígem dos Incas, o fato é que a Isla Del Sol é um lugar muito respeitado e adorado, pois muito mais importante se a Sociedade Inca nasceu lá, é o fato de que o Deus criador de todas as coisas, Viracocha surgiu na Isla Del Sol.

Onde fica a Isla Del Sol

Localizada na parte boliviana do Lago Titicaca, a Isla Del Sol está próxima da fronteira com o Perú. A ilha está a 20 Km da linda cidade de Copacabana, em pleno altiplano andino, ha mais de 4.000 acima do nível do mar.

Relevo da Isla Del Sol na Bolívia
Relevo da Isla Del Sol na Bolívia

Os atrativos da Isla Del Sol na Bolívia

A cidade de Copacabana e a Isla Del Sol têm muitos atrativos, destacamos aqui aqueles que mais chamam a atenção, mas a região é em si mesma uma linda experiência cultural, gastronômica, histórica etc. que você tem que descobrir:

Isla de Sol

  • La Roca Del Puma – A Rocha do Puma, ou Titi Kharka, que deu o nome ao Lago Titicaca e é o lugar onde, na mitologia inca, nasceram o Sol e a Lua.
  • Las Escaleras Incas – Escadas Incas, são mais de 200 degraus, que levam até o Povoado Yumani. Lá em cima, segundo a lenda, está a fonte da juventude formada por três nascentes, que simbolizam a lei básica dos incas onde é possível ler (em espanhol): não seja preguiçoso, não minta e não seja um ladrão.
  • La Tabla Cerimonial – A Mesa Cerimonial, lugar sagrado onde eram realizados rituais religiosos com sacrifícios humanos e ainda hoje há cerimonias xamânicas em homengem ao Sol (sem sacrifícios humanos, obviamente).
  • Museo Del Oro – Museu do Ouro – é um pequeno museu dedicado ao ouro, onde se encontra uma interessante diersidade de peças históricas da cultura inca. Está localizado no povoado Challapampa ao Norte da Ilha.
  • Ruínas Incas -por toda a ilha é possível encontrar ruínas da civilização inca, moradias, locais sagrados, cenas da vida cotidiana, dando testemunhos sobre uma dos impérios mais importantes da história da humanidade.
  • Vista Geral da Ilha – A iha por sí só já vale a pena, com muito verde,cercada pelas águas azuis do Titicaca, combinando vegetação, ruínas, povoados, céu e sol, encanta a todos e vale muito ser vivida.
  • Caminhada de Norte a Sul – é um trajeto lindíssimo que permite a vista geral da ilha e contato com a cultura local, vai de Challapampa (Norte) até Yumani (Sul), num percurso que dura, pelo menos, umas três horas.

Copacabana

  • Basílica Nossa Senhora de Copacabana – bem grande e toda branca, essa igreja chama atenção pelo seu tamanho, entorno e decoração simples, mas muito bonita.
  • Cerro El Calvário – O Cerro é uma montanha com adornos católicos, um crufixo no alto, a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, que oferece uma vista panorâmica incrível de toda a baía formada pelo Lago Titicaca e da orla da cidade de Copacabana. O acesso é bem íngreme, mas possível, no entanto, ja teria uma certa exigência física devido a subida, mas com a altitude, fica ainda mais penoso. Mas vale muito a pena…é uma visita obrigatória.
  • Orla, artesanato, bares, restaurantes – Copacabana tem vários lugares muito legais pra comer, tomar “umas” e comprar artesanato e coisas locais, com preços acessíveis.

O Clima na Isla Del Sol na Bolívia

A Isla Del Sol e Copacabana têm um clima chuvoso no Verão e bastante seco no Inverno, por localizar-se em uma altitude muito elevada em relação ao nível do mar, tem noites frias, inclusive no Verão. Durante o dia, apesar do sol, também a temperatura é baixa. Dê uma olhada nas condições meteorológicas durante todo o ano na tabela abaixo.

Tabela do clima Isla del Sol

 EneFebMarAbrMayJunJulAgoSepOctNovDic
Día12°C12°C12°C11°C10°C8°C8°C9°C10°C12°C13°C12°C
Noche3°C3°C3°C1°C0°C-1°C-2°C-1°C1°C2°C3°C4°C
Precipitación56
mm
61
mm
46
mm
24
mm
7
mm
3
mm
3
mm
3
mm
13
mm
28
mm
29
mm
67
mm
Días de
lluvia
19191694111491219
Días de
nieve
13109842234657
Días
secos
00613232728272216135
Horas de sol
por día
1211991077910101011
Fuerza del
viento (Bft)
222222222222
Índice UV333222223333
Tabela meteorológica do site https://www.cuandovisitar.cl/

Hospedagem

Aqui levamos muito em conta o tipo de viagem que estávamos fazendo, portanto hospedagem era o mais básico e barato possível. Na tabela de gastos, você perceberá que gastamos em torno de US$ 10,00 o pernoite para um casal.

Isla Del Sol – ha opções de hospedagem bem simples, em geral adaptadas das casas dos moradores locais. Não há uma grande variedade, mas encontramos opções mesmo sem necessidade de reserva e ambém com preços bem econômicos.

Copacabana – há uma generosa variedade e opções de hospedagem, como hoteis, pousadas e hostels, tudo muito simples. No nosso caso não fizemos reservas e não tivemos dificuldades de encontrar uma alternativa que nos atendesse.

Onde comer

Na Isla Del Sol, as opções de lugares para comer são bem limitadas, mas tudo muito charmoso, em geral são adaptações das casas dos moradores. No povoado Yumani (Sul da Ilha), no final da caminhada Norte / Sul, ha opções simples e baratas com vista panorâmica para toda a ilha e para o Titicaca. A pedida foi uma Truta grelhada inesquecível.

Já em Copacabana, ha uma variedade bem interessante de restaurantes e bares, tanto no Centro, quando no acesso ao porto e a orla. São lugares com culinária local e preços bem acessíveis.

Como chegar a Isla Del Sol na Bolívia

Nós deixamos nossa caminhonete em um estacionamento em Puno e fomos a Copacabana de ônibus. A rodoviária de Puno é bem estruturada e havia opções de horários de manhã e de tarde. A duração da viagem é em torno de 3 horas, variando de acordo com o tempo para os procedimentos na imigração e aduana entre Peru e Bolivia.

Google Maps - Trajeto de Puno até Copacabana para Isla Del Sol na Bolívia
Google Maps – Trajeto de Puno até Copacabana para Isla Del Sol na Bolívia

De Copacabana toma-se um barco para a Isla Del Sol. O serviço foi bem eficiente, o barco é relativamente confortável e permite que se acomode também no teto, como opção para apreciar a vista.

Quanto custa

Os valores gastos estão expressos em dólar americano (USD) e são referentes a uma noite em Copacabana em outra na Isla Del Sol, para duas pessoas (no nosso caso,um casal).

E pra quem está de carro

Fomos de ônibus até Copacabana. Essa foi uma opção nossa, pois, como você que acompanha o blog ja sabe, nós evitamos entrar com o carro na Bolívia, mas nessa fronteira peruana e boliviana, o que percebemos é que a entrada e os procedimentos parecem mais simples, muito embora tenham todos os ritos burocráticos de importação de um país para o outro. Nesse caso, sugerimos que consulte as orientações do Ministério da Relações Exteriores Brasileiro e autoridades bolivianas sobre as precuações e obrigações para entrar de carro na Bolívia. Também no Viajando de Carros você vai encontrar várias orientações muito úteis sobre esse assunto.

Embora não tenhamos ido com a caminhonete, a estrada que liga Puno a Copacabana estava muito boa, asfaltada bem sinalizada, como postos de combustível. Ah, a vista é linda.

Curiosidades da Isla Del Sol na Bolívia

 

  • Muña – é uma planta relativamente comum, usada para fazer chá, que ajuda nos efeitos da altitudes. É possível encontrá-la na ilha, peça para os moradores indicar, pois mascando-a tem o mesmo efeito das folhas de coca.
  • Crianças negociantes – na ilha é normal as crianças “negociando” artesanatos, indicação de hospedagens, fotos com lhamas etc.
  • Isla de La Luna – está próxima da Isla Del Sol e tem passeio que levam turistas até lá. Não fomos até ela, porém sua vista da Isla Del Sol é muito bonita.
  • Lhamas, ovelhas e jumentos – esses animais estão espalhados e fazem parte do cotidiano da Iha.

As coisas mais legais …

Conhecer e conviver dentre tantas coisas sensacionais e optar por apenas algumas não é uma tarefa fácil. As pessoas têm uma relação bastante emocional com cada uma das suas experiências, o que pode influenciar qualquer análise. Vamos lá:

  • O trajeto de barco de barco de Copacabana a Isla Del Sol é bem legal, o lago é muito bonito e o entorno chama muito a atenção, por vez dá-se a impressão de estar no mar;
  • os preços em geral são bem acessíveis;
  • as lendas e histórias incas são incríveis;
  • o visual da região é lindíssimo;
  • comida local é uma delícia;
  • navegar noLago Titicaca, um dos mais altos do mundo dos lugares mais incríveis da Cordilheira dos Andes.

E o que você tem que ficar esperto…

Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoasse prepararem melhor e desfrutar intensamente cada experiência:

  • serviço de imigração e aduana – pelo lado peruano é mais ágil, já o lado boliviano foi demorado tanto na entrada quanto na saída;
  • dinheiro – apesar de aceitar Sol (peruano) e dólar, tenha Boliviano (moeda da Bolívia), pois em alguns casos podem não ser aceitas moedas estrangeiras;
  • ingressos e taxas – para acessos a lugares específicos da ilha ha taxas bem baratinhas, mas que tem que ser pagas com moeda boliviana;
  • protetor solar – é fundamental, pois apesar do clima mais frio, o sol tem tuação muito ativa (afinal é a Ilha do Sol);
  • mochila – leve o mínimo possível;
  • roupa – assegure de ter uma muda de roupa para frio e calor;
  • calçado conofrtável – você vai andar bastante, então garanta conforto e segurança para seus pés, com um tenis/bota confortável e resistente;
  • tratamento – o povo boliviano é bem humilde e na maioria das vezes são simpáticos, mas por serem simplórios, as vezer parecem ser um pouco rudes, mas não se impressione com isso, pois são bem gentis;
  • barganha – percebemos que os comerciantes não são receptivos a negociarem preços dos seus produtos;
  • entrada de carro na Bolívia – fique muito atento a esse ítem, temos post sobre esse tema;
  • higiene – se liga nisso, pois são padrões diferentes dos brasileiros;
  • comida – a gastronomia é uma delícia, mas há pratos a base de carne de lhama, se você tem estômago sensível, fica esperto nisso;
  • altitude – você estará a em torno de 3.500 metros acima do nível do mar, precavenha-se contra os efeitos das altitudes;
  • brazucas – tem bastante brasileiros, o que pode ser bem legal.

O que você achou da Isla Del Sol e Copacabana? Já tinha ouvido falar? Que tal colocar no seu roteiro na próxima viagem?

Até a próxima.

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Um comentário em “A Magia da Isla del Sol na Bolívia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *