Argentina é da hora… Pronto falei!
Argentina é da hora… Pronto falei! Nesse breve resumo do país “hermano”, você vai entender, e adorar, as razões. Que ideia você tem dela? Ja parou pra pensar? Esse post apresenta tudo (ou quase tudo) sobre ela, você vai ficar absolutamente impressionado e talvez até se apaixonar. É certeza!
Aqui nós veremos:
A Argentina é da hora por razões além do óbvio
É claro que você sabe que os nossos “hermanos” são feras do tango, futebol e churracos, mas esse lindíssimo país vai muito além de Carlos Gardel, Maradona, Messi, Parrillas e Bariloche. Na verdade nos conhecemos bem pouco. Nosso vizinho se destaca na política, belezas naturais, fauna, flora, gastronomia. Tem lugares extraordinários como Patagônia, o Glacial Perito Moreno, Ushuaia, A Ruta 40, a Ruta Nacional 3, as Quebradas Las Conchas, o país tem uma incrível produção vinícola, com destaque para os Malbecs e para os Torrontés. Claro, não se pode esquecer Buenos Aires e Bariloche…mas podemos ir além. E vamos! E você vai conosco.
Conheça inúmeras coisas e lugares sensacionais da Argentina…É só uma pequena amostra, que aqui mesmo no nosso blog, você terá posts mais detalhados sobre todos eles. É certeza que você vai adorar.
A água
A Argentina é da hora, pois toda água encanada é potável. O sistema de fornecimento de água argentino garante fornecimento de água tratada e potável a 100% da população, portanto apropriada para o consumo humano.
A charmosa Buenos Aires
A capital argentina é mais uma razão muito justificável do porquê a “Argentina é da hora”. Uma arquitetura clássica inspirada nas capitais européias, a cidade esbanja charme. Tem uma generosas oferta de bares, restaurantes, museus, galerias, hospedagem, praças e avenidas muito arborizadas. Buenos Aires, além da suas alternativas de visitação, tem uma grande relevância histórica na América Latina, seja por questões políticas, sociais e econômicas, mas também pela evolução das artes e pelo seu desenvolvimento urbano.
A calorosa Sierra de La Ventana
Sierra De La Ventana, na província de Buenos Aires é uma pequena cidade cercada de paisagens belíssimas. Seu nome se deve a formação montanhosa que tem uma fenda que lembra uma janela. Toda a região é bastante ensoladara e a cidade é muito calma. É possível encontrar mercearias com produtos deliciosos como queijos, azeites, “jamon”, que parecem incorporados a gastronomia local, mas o que faz sucesso mesmo por lá é o famosos “choripan” (uma versão do nosso cachorro quente).
A Argentina é da hora pela gastronomia
A Argentina é da hora também na gastronomia, é a terra do choripan, do centolla, da parrillada, das empanadas e, claro, do vinho. Esses são só exemplos da sua rica gastronomia, que, por si só, já é motivo para visitar alegremente esse lindo país, aqui bem pertinho de nós.
A calma de Tandil
Tandil, uma bucólica cidade na Provínicia de Buenos Aires, impressiona pelos campos de girassóis à sua chegada. Campos amarelos dominando todo o horizonte, as vezes se confunde com o por do sol visto do ponto alto da cidade onde está o castelo doado pela comunidade espanhola. Lugar pacato, com boa oferta de hospedagem e opções de camping.
A Patagônia dos super ventos uivantes
A Patagônia é, sem dúvida e disparamente, um dos lugares mais incríveis da América, talvez até do planeta. Terra de pumas e guanacos. Mares de pinguins e orcas. Solo de fé e religiosidade. Da brisa calma e dos ventos extremos. Uma estepe gigantesca, onde civilizações se fundaram,evoluiram e até sumiram. Percorrer a Patagônia de carro (ou caminhonete, no nosso caso) é uma experiência absolutamente incrível. Por tudo isso a Argentina é da hora.
O trem do Fim do Mundo
Em Ushuaia fica em do fim do mundo. Atualmente funcionamento apenas como atração turísticas. Ele encanta a todos, desde os pequenos aos mais “experientes”. Na “estação” principal funciona um delioso café/restaurante bastante charmoso e que faz a todos esquecer as horas.
O correio mais austral do planeta
Na Bahia Lapataia está o correio mais austral do planeta…e funciona. Tem um carteiro, que dizem ser arnaquista e ex-presidiário. É uma das atrações do lugar, todos querem fotos com ele. No local é possível adquirir souvenirs e lembranças desses correio diferente e inusitado.
A brancura azulada e a “frieza” de Perito Moreno
Impressionante! Exuberante! Maravilhoso! Expetacular…faltam adjetivos para descrever o que é o Glacial Perito Moreno. Uma mundo de gelo, formando uma imensa parede que vez ou outra se desprende fazendo um barulho colossal. Ele fica da região de El Calafate e divide toda sua beleza com Upsala e Spegazzini, outros glaciares que dominam toda a região, atravessanto o Chile e chegando a costa do Pacífico.
A simpática El Calafate
São bares e restaurantes com cadeiras nas calçada, convidando para um café confortante ou uma cerveja relaxante. Não importa a razão, El Calafate oferece seu charme. Parece que a cidade tem um sorriso escancarado seduzindo a todos. Seu nome é devido a plata calafate que dá na região. É uma cidade de padrão caro, mas vale a pena. Para os que não tem orçamento para suas chiques acomodações, no Parque Perito Moreno, nas imediações do Lago Argentino, é possível encontrar camping a preços econômicos.
A misteriosa Cueva de Las Manos
A Argentina é da hora porquê la está Las Cuevas de Las Manos. São mais de 10.000 anos que as “manos” foram pintadas nas cavernas nas estepes na região de Bajo Caracoles, seguindo pela Rota 40, impressiona pela qualidade e preservação das imagens. São mãos de todos o tipos e tamanhos, oferecendo ao visitante uma volta ao passado, aos tempos dos nossos ancestrais.
La gente …los hermanos
Diferente de muitos estigmas, o povo argentino é muito hospitaleiro, simpático e bem humorado. Adoram uma conversa longa. Nunca haverá consenso quando o tema for futebol, mas, mesmo assim, costumam ser gentís e atenciosos. Ha características bem heterogêneas entre os argentinos de Buenos Aires, da Patagônia, da região central do país e do Norte. Pelos traços, parecem ser de países completamente diferentes.
As “quebradas” de Cafayate
São verdadeiras aquarelas distribuidas pelas montanhas ensolaradas da Província de Salta, na região de Cafayate. Canions, planícies, montanhas, todas colridas e esculpidas pela ação dos ventos e do tempo. Percorrer esse trecho da Argentina, recomenda-se que seja de carro e que possa ir parando sem pressa e sem se preocupar com o tempo, para apreciar tranquilamente cada detalhe.
Tem a última cidade do continente, Ushuaia
Ushuaia é, sem dúvida, um lugar muito especial. É a cidade mais ao Sul do Continente e a mais próxima da Artátida. Ela está às margens do lendário Canal de Beagle. Também foi de onde partiam (e quase nunca voltavam) os bravos soldados argentinos para a Guerra das Malvinas, um conflito estúpido (do ponto de vista de quem ta de fora), que deixou incuráveis cicatrizes. Ushuaia é bem cara, mas merece todo o esforço.
A Murga e as peñas de Salta
As peñas são como restaurantes com música regional tocada ao vivo, as pessoas dançando e se divertindo sem pudor. São várias. É sempre mais adequado buscar por aquelas que são voltadas para os próprios moradores de Salta, ao invés daquelas “preparadas” para turistas. Também uma característica dessa região é a Murga. Uma dança engraçada, que joga pés e mãos ao sons de tambores e instrumentos de percussão.
O Tren a Las Nubes
É considerado o trem mais alto do mundo, por estar a 4.200 metros acima do nível do mar. Ele já uniu a Argentina à região de Antofagasta (no Chile). Hoje o trem é uma atração turística, reúne vivências, histórias, exemplos de engenharia, paisagens deslumbrantes e opções para variados bolsos. Existem itinerários do trem, saindo de Salta, com até 16 horas de viagem.
É a terra da Quilmes e dos Quilmes (cervejas e ruínas)
Quilmes (sim também é nome da cerveja) é uma das ruínas mais preservadas da vivilização diaguitas, que foram resistentes ao domínio inca e só foram subjugadas pela colonização espanhola. Ela está no Vale Cachalqui, na Província de Tucumán no Norte da Argentina. Bastante preservada guarda tesouros arqueologicos e a história das civilizaçõeos oringiárias.
Civilização incaica (Shincal e museu de Salta)
Uma das ruínas incas é Shincal, super bem preservadas, conserva várias instalazações da cultura inca, e ainda tem vestígios do Qhapaq Ñan, caminho vial andino, que servia como rota de mensageiros e transportadores para os senhores incas. É ums dos sistemas de integração mais antigos do mundo. No Museu de Alta Montanha de Salta, estão as três múmias mais bem preservadas da América. São de duas crianças e uma adolescente. Depois de séculos, perfeição é impressionante
Dos vinhos mendocinos e cafayateños
A Argentina é da hora, pois é um dos maiores produtores de vinhos e o maior da uva malbec. As fincas são lindíssimas desde as pequenas até aquelas internacionais. Destaca-se também o vinho de altura, o Torrontés, da região de Cafayate. Qualquer que seja a escolha, um vinho argentino, em geral, é sinônimo de qualidade.
Os desafiadores Pasos Agua Negra e San Francisco.
As fronteiras mais altas do mundo incluem Água Negra e San Francisco. O Água Negra une a Província de San Juan na Argentina a Região de Coquimbo, La Serena, no Chile. Já o San Francisco, une Copiapó, no Chile, a Fiambala, no departamento argentino de Tinogasta, na Provícia de Catamarca. Ambos cortam a Cordilheira dos Andes, trazendo a emoção e a alegria de experienciar uma das regiões mais lindas e extremas da América.
Cordilheira de Los Andes
A Cordilheira dos Andes é divisa natural que separa Argentina e Chile. Nelas estão os altiplanos, os vulcões, os salares, a lagoas de montanhas. É habitada por animais e vegetação autoctonos, formando uma fauna e uma flora peculiares e impressionantes.
As praias do Atlântico Sul
As geladas e charmosas praias do Atlântico Sul, incluino cidades e regiões como Península Valdez, Puerto Madrin, Rivadavia, Puerto Deseado, Comte. Luiz Piedrabuena. É um ecossistema de vida marinha que impressiona sob qualquer perpectiva. Seja na companhia de guanacos, maras, tatus e emas, incluindo o arredio puma, até a rica fauna marinha com pinguins, lobos marinhos, orcas e assim vai.
O Futebol
Outra coisa que a Argentina é da hora, é no futebol. Nesse campo, o país, praticamente dispensa apresentação, pois o futebol argentino é reconhecidamente um dos mais competitivos do mundo. O jogador argentino também está entre os mais talentosos. E sabe o mais legal? Eles também jogam bola na praia, fazem “pelada”, a diferença é que disputam como se fosse final de copa. Para quem gosta, assistir uma partida entre Boca e River, os dois times mais populares do país, é a realização de um sonho.
A cosciência política
O povo argentino foi um dos mais atingidos por governos ditarias que impuseram regimes totalitários que fizeram incontáveis vítimas, mas nada foi suficiente para anular a consciência política do povo argentino. São capazes de impressionantes análises geopolíticas, claro incluindo os impactos no país e na vida cotidiana da população. Infelizmente, lá como cá, os políticos não merecem a esperança que são depositados neels.
As belas Vila de La Angostura e San Matin de Los Andes
Villa De La Angostura e San Martin de Los Andes estão na chamada Rota dos Sete Lagos, são cidades pequenas à margens de impressionantes lagos azuis, rodeadas por imponentes montanhas e cercada de adundante vegetação. As paisagens são lindíssimas e integram o ranking dos lugares mais bonitos na nossa expedição.
A peninsula Valdez
Talvez tudo que é a Patagônia esteja representada nessa linda e exótica peninsula. Ela está localizada na região de Puerto Madryn (100 km), na Província do Chubut, no trajeto da Ruta 3 seguindo para o Sul. É um ecossistema que abriga variadas espécies de animais e plantas. A vida marinha é uma atração à parte com pinguins, leões marinhos, orcas etc. Ela pertence a uma Reserva Nacional e está sob proteção para ser preservada e continuar encantando a todos. Vale muito a pena.
O desafiador Monte Aconcágua
Pessoas ja morreram tentando escalá-lo. Ele é grande, alto, imponente e nem sempre bem humorado, mas é de uma beleza ímpar. Em qualquer lugar da região de Mendoza é possível avistá-lo. Ele fica na divisa da Argentina e Chile, faz parte da Cordilheira dos Andes e está entre as montanhas mais altas do mundo, sendo a primeira da América. Um percurso de carro de Mendoza ao Monte Aconcágua é uma experiência altamente recomendada, o trajeto é lindissimo. E se você tiver tempo, atravesse para o Chile e desça “Las Curvas”, uma sequência incrível de curvas, que vai estasiara quem gosta de dirigir.
La Ruta Nacional Cuarenta
Esta estrada é um ícone mundial, a mais emblemática estrada da Argentina, talvez da América, a Rota Nacional Quarenta, ou Ruta 40, é um convite irrecusável a quem gosta de dirigir e se aventura mundo afora. Ela percorre mais de 5.000 Km ligando o país de Norte a Sul.
Do Fidéo da Lorena
A Argentina é da hora, principalmente, por causa do espaguete da Lorena….quem é a Lorena? É a nossa anfitriã em Mendoza, que foi absolutamente simpática e preparou uma massa espetacular e inesquecível, provando o que ja foi dito que ao argetinos são bem legais. Claro que vai muito além, a gastronomia argentina também tem influências italianas, o que permite encontrar excelentes pratos a base de massa
As empanadas
Elas são tão especiais e estão tão arraigada na cultura argentina, que existe um campeonato nacional de empanadas. Ha uma eterna disputa entre as empanada salteñas (da região de Salta) e as tucumanas (de San Miguel de Tucuman), a verdade é que, independente do lugar, as empanadas argentinas são mais uma razão desse país ser tão especial.
As coisas mais legais …
Escolher dentre tantas coisas sensacionais, optar por apenas algumas não é uma tarefa fácil. As pessoas têm uma relação bastante emocional com cada uma das suas experiências, o que pode influenciar qualquer análise. Vamos lá:
- tudo que foi mencionado acima
- as lindas paisagens do país são de tirar o fôlego,
- os procedimentos de imigração são simples e rápidos,
- a Rota 40 e a Rota 3 são incríveis,
- o povo é sem dúvida dos mais simpáticos e hospitaleiros
- o preço do combustível era igual o do Brasil;
- o país tem uma forte cultura de camping e a maioria deles tem churrasqueira.
- as Quebradas de Cafayate,
- os passos fronteiriços de montanha,
- praticamente não existe pedágio,
- o vinho incrível,
- o Seguro do carro pode ser o carta verde do Mercosul,
- a entrada de brasileiros é bem tranquila,
- a entrada de veículo estrangeiro é aceita com natulidade (claro, obedecendo os procedimentos determinados),
- o país tem muitos usuários de caminhonete e há assistência técnica das principais marcas.
E o que você tem que ficar esperto…
Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:
- nos 44.000 Km que percorremos só fomos roubados em Medoza,
- A Argentina tem exigências bem particulares de.equipamentos obrigatórios nos veículos (correntes, cabo de aço etc).
- os policiais param com certa frequência, embora não tivéssemos nenhum problema com eles, nem da famos propina,
- o frio no extremo Sul e o vento da Patagônia são coisas muito além do que os brasileiros estão acostumados,
- O país é absolutamente rigoroso com alcool e direção.
- Em alguns campings, é exigido pagamento antecipado, pelo menos de uma diária;
- a entrada da cidade de Puerto Madryn, o cheiro estava insuportável, provavelmente pela forte presença de lobos marinhos proximos ao porto.
- Na região central de Buenos Aires, haviam muitas pessoas morando na rua.
- Nas regiões periféricas da Buenos Aires, existem muitas carências sociais, traduzidas em favelas e falta de infra-estrutura.
- Nos lugares menores, cartões não são tão aceitos.
- Na entrada de algumas províncias, ha controles sanitários (sementes, alimentos etc) e fiscais específicos (mercadorias, impostos etc).