Torres Del Paine simplesmente belíssimo
Torres Del Paine está localizado na cidade de Puerto Natales e chegamos até lá dirigindo desde de Ushuaia. A distância de Ushuaia até Puerto Natales é 850 Km, aproximadamente 11 horas de estrada com direito a cruzar o Estreito de Magalhães novamente. Essa era uma das raríssimas ocasiões em que iriamos dirigir além de quinhentos quilômetros em um único dia.
Aqui nós veremos:
Travessia do Estreito de Magalhães
Deixamos Ushuaia cedo, com o coração apertado e com o otimismo em alta, evitando quebrar a premissa de sempre dirigir de dia, mesmo na Patagônia com o dia claro até as dez da noite…assim seguimos firmes para Torres Del Paine a tempor de cruzar o Estreito de Magalhães no mesmo dia.
A travessia pra acessar a estrada em direção a Puerto Natales é realizada pela balsa e, Punta Delgada. Ela cruza o incônico Estreito de Magalhães, nome dado a Fernão de Magalhães, navegador português, que descobriu o “estreito” e batizou a região de Tierra Del Fuego (devido a chamas produzida pelas fogueiras dos indigênas) e também batizou o nome Patagônia (terra de gigantes de pés grandes).
A Patagônia Chilena
As lindas paisagens chilenas tomam conta da Patagônia, longas estepes, alguns pastos de ovelhas, em outros alpacas. Os guanacos também estavam de volta. Uma rodovia muito bonita e em ótimas condições
Puerto Natales, chegando em Torres Del Paine
A pacata Puerto Natales oferece a infra-estrutura básica para quem deseja ir a Torres Del Paine. Incluindo supermercados, famácias, caixas e hospedagem. Demos uma volta pelas imediações do centro, encontramos um restaurante bem legal, às margens do bonito lago banhando toda aquela região. O responsável, um brasileiro gente boa, nos atendeu superbem, nos deu valiosas dicas, incluindo como ir a Torres Del Paine.
Torres Del Paine…indescrítível…
Cruzados 60 Km chega-se a Torres Del Paine, um imenso território com cadeias de montanhas nevadas, contrastando com lagos azuis-turquesa e um capim baixo amarelado espalhado por todas as encostas, planícies e vales, cortadas por vias de rípio.
Acampando em Torres Del Paine
Existem duas formas de acampamento, na base do parque próximo ao Lago Pehoé, onde nos instalamos, ou das “torres” no chamado circuito “W”, com maiores níveis de exigências. Optamos em acampar na base e fazer trekking até as torres. A área tem uma boa estrutura, incluindo paredes inclinadas servindo de proteção contra os fortíssimos ventos. Lá vendem lenha para fogueira, fundamental para preparar comida e aquecer.
O Lago Grey
No Lago Grey, há imensas geleiras e gigantescos blocos de gelo flutuantes. O percurso, em estrada de rípio ,é cercado de montanhas e abismos não tão extensos.
Treking em Torres Del Paine
Acordamos cedo, preparamos o café e partimos para o trekking às torres. Dirigimos uns 15 Km até a base. Dali uma caminhada de 18 Km ida e volta. Carregando mochila com lanche, barras de cereais, água, capa de chuva e usando trajes impermeáveis e aquecidos, iniciamos o trajeto. No começo, plano, em seguida começa uma leve subida e vai se tornando super íngreme.
Lindas paisagens tomam conta das trilhas
Os caminhos por Torres Del Paine permitem paisagens deslumbrantes, riachos, montanhas, vales, picos nevados, encontro com animais e aves.
Tudo compensa o enorme esforço
Tudo lá embaixo vai ficando pequeno e distante. A nossa frente o céu, árvores, montanhas e neve. A trilha fica demasiadamente estreita, a ponto de só caber uma pessoa, do lado um profundo abismo. O vento intensifica com muito frio e uma garoa incessante. Para passar por alguns pontos, somos forçados a apoiar na parede formada pela montanha e abaixar. O risco é evidente
Centros de orientações e informações
No início do cirquito de trekking até “as torres”, passa-se por um centro de hospedaria e também de orientação e preparação para a caminhada. É onde aproveita-se para um banheiro confortável, um café quente e para guardar a caminhonete.
Rios e riachos compondo a beleza do lugar
A trilha fica fechada de árvores, com barrancos e degraus; devemos subir sob chuva e muito frio, mesmo agasalhados. Chegamos à área das Torres. Uma placa informa restar um quilômetro de distância e 45 minutos para a torre e um aviso: “A trilha foi fechada devido as condições climáticas. Não ultrapasse”. Sim, não poderíamos seguir, mas valeu cada passo até ali.
As montanhas mais lindas da América
Torres Del Paine se desta pelas lindas paisagens patagônicas, especialmente pelas suas duas torres principais que despontam em meio as belas e coloridas montanhas. É possível chegar até elas pelos ciruitos de trekkings disponíveis e que devem se informados nos locais devido as condições de tempo e regras do Parque.
Os lagos mais azuis
Em Torres Del Paine, as pessoas se encantam com a beleza dos rios e lagos que se formam com o derretimento dos gelos nas montanhas. Os ventos que chegam a mais de 100 Km/h, agitam as águas azuis turqueza formando ondas e espuma lindissímas.
A força dos ventos em Torres Del Paine
A força dos ventos é algo que, em alguns momentos, chega a ser assustador. É comum ventos acima de 100 Km/h e requer alguns cuidados para evitar acidentes, especialmente pessoas fazendo trekking ou de bike.
La cueva del Milodon
Na reginão de Torres Del Paine encontra-se La Cueva Del Milodon, um bicho preguiça gigantesco da época dos dinossauros, que vivia numa caverna e é considerado uma das provas da evolução das espécies.
E quem esta de caminhonete
- Está a 88 Km de Puerto Natales, pela Ruta 9, em seguia a Y-290, que são muito boas e bem sinalizadas.
- Em Puerto Natales ha postos de combustível e a venda do dieesel é normal.
- O preço dos combustível estava na média do país, ou seja entre 20 e 25% abaixo do Brasil.
- Não ha informações de redes autorizadas das marcas tradicionais.
- As estradas dentro de Torres de Painr são precária.
- O vento balançava a caminhonete.
Regras de Torres Del Paine
Proibido
- Uso de fogo – multas de até US $ 2.000.000 ou três anos de prisão.
- Lixo – Todo o lixo gerado deve ser retirado.
- Não fumar – para evitar os incêndios florestais.
- Animais de estimação – não perturbar a vida selvagem, evitar transmitir, espalhar e contrair doenças.
- Operação de drones e rádio – não perturbar a vida selvagem.
- Ciclismo – Por segurança, não é permitido sozinho, devido a probabilidade de ser atacado por pumas, pois podem confundi-lo com uma presa.
- Natação – risco de asfixia por imersão.
- Parapente, salto de base e paraquedismo – não está explicada a razão
Ingressos para estrangeiros por temporada
- Alta (01/10 – 30/12) – 21.000 pesos chilenos
- Baixa (01/05 – 30/09) – 11.000 pesos chilenos
Fonte: http://www.parquetorresdelpaine.cl/es
Coisas bem legais de Torres Del Paine…
Escolher dentre tantas coisas sensacionais, optar por apenas três, não é uma tarefa fácil. Até porque isso é muito subjeitvo, já que cada pessoa tem um relação emocional com cada uma das suas experiências, mas vamos lá:
- A beleza única do lugar, representa toda a magestadade da Patagônica, seguramente um dos lugares mais lindos do mundo;
- A preocupação com preservação do ecossistema;
- Infraestrutura de apoio.
E algumas que você tem que se ligar…
Da mesma forma, que escolher as três melhores, também é muito complicado escolher tês que não sejam tão boa, também pelos mesmos motivos, mas pode-se entender aqui, muito mais como uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:
- o vento é absurdamente forte e gelado;
- em Puerto Natales, as frutas e legumes nos supermercados estavam com aparência bem prejudicada;
- para acampar nos circuitos próximos à torres tem que reservar com bastante antecedência.