Planejar é preciso para alcançar qualquer sonho

Planejar é preciso para alcançar qualquer sonho

Planejar é preciso para realização de qualquer sonho, principalmente o seu. Ser promovido, ter um novo emprego, fazer um curso, uma pós-graduação, comprar um carro, uma casa, casar, ter filhos etc., tudo que é importante requer planejamento. Você quer viajar e ter o máximo de experiências positivas e o mínimo de perrengues, certo? Então a chave chama-se PLANEJAMENTO. Nesse post, o enfoque é em viagens, mas vale para qualquer sonho.

Descobrimos que planejar é preciso, nos nossos aprendizados ao realizar o Projeto Expedição América do Sul e de concretizar vários sonhos de viajar para inúmeros países e lugares mundo afora. Uma das tarefas que mais se destacam e é vital para que tudo saia o melhor possivel, é “planejar”. Mesmo assim não é garantia de perfeição, mas, seguramente, as chances de tudo dar certo é muito maior. Planejar é preciso, então destacamos oito lições que têm sido super importantes para o ReviraMundo e poderá te ajudar muito a concretizar seus projetos:

1. Ao planejar é preciso definir objetivos claros

Placa de sinalização em Isla Taquile – Lago Titicaca, Peru

Ter objetivos é o mantra que move as pessoas em geral. Às vezes eles não estão claros, pois muitos deles tem caráter até emocional, mas é fundamental que para realizar os seus sonhos de viajar, ou até mesmo para a vida pessoal, os objetivos sejam expressados de forma clara. Planejar é preciso de um jeito que você possa verbalizar. Inclusive para que as pessoas ao seu redor também o compreendam claramente e sem viés. Quando você define seu objetivo, a escolha do seu roteiro, destino, experiências ficarão mais perceptíveis e permirá que suas expectativas estejam coerentes com suas possibilidades. As chances de você alcançá-los poderão ser bem melhores.

2. Pesquise – Para planejar é preciso pesquisar

Para planejar é preciso pesquisar
Cena de comemoração do Inti Raime em Chinchero, Peru

Para nossa Expedição foram necessários dias de pesquisas sobre os países e suas regras, o relevo e clima das regiões, aspectos demográficos e questões culturais, altitudes em relação ao nível do mar, temperatura. Informações fundamentais para definir quais tipos de equipamentos e utensílios seriam indispensáveis, quais roupas levar, veículo a utilizar e as demais obrigações de trânsito, como entrar com um carro estrangeiro em um determinado país, quais seriam as relações diplomáticas entre nações fronteiriças que poderiam influenciar ou obstruir o acesso e o processo de imigração.

Foram muitas simulações na internet de roteiros, estradas, preços e disponibilidade de combustível, logística de locomoção e bagagens, onde poderíamos chegar a pé, clima, horários, esforços e condições de hospedagem. Tudo devia ser pensado e planejado, mas ao mesmo tempo permitindo a flexibilidade necessária para incrementar o roteiro e, até mesmo, estender mais tempo.

Uma primeira análise foi entender minimamente do perfil sócio econômico de cada país. Essas informações foram bastante úteis, inclusive para estabelecer contatos com as pessoas locais. Depois, as questões ligadas a documentação, regras, imigração, vacinas, preços etc. Teremos um post específico sobre dados demográficos, vacinas, imigração, nos países que visitamos na América do Sul…vovê não pode perder.

3. Para planejar é preciso estruturar seus dados

Jandins do Museo Larco, Lima, Peru

Planejar é preciso ter indicadores (KPIs), métricas de ocorrência e tendência (conceito BSC). Uma vez que tenha definido seus objetivos e pesquisado sobre eles, é importante estruturar os dados de forma que possa fazer comparações, simulações, entender relações custos x benefícios e vantagens x desvantagens. Para planejar é preciso, ou recomendável que, seus dados sejam agrupados por categorias. Exemplo: Transporte, combustível, alimentação, normas, restrições, questões sociais e econômicas etc. Tudo isso será bastante favorável para tomar as melhores decisões, aumentar a previsibilidade e reduzir níveis de incertezas. Planejar [e preciso e fundamental para evitar surpresas desagradaveis e potencializar as experiências positivas.

4. Ao planejar é preciso estabelecer prioridades

Pantanal Matogrossense

Suas prioridades, em geral, irão direcionar o seu cronograma e orçamento. Elas deverão estar associadas aos objetivos, mas não faça delas uma camisa de força, afinal viajar ou viver na estrada é também experimentar o desconhecido e nem sempre é posível prever tudo, por isso é necessário que tenha flexibilidade de adaptação sem comprometer o todo. Planejar é precisos para que seus objetivos sejam alcançados e seus sonhos de “vajeiro”, “estradeiro”, ou qualquer outro, sejam realizados, então pergunte-se “o que não pode deixar de acontecer para que eu atinja ‘tal coisa’?”. Aí você identificará suas prioridades.

5. Defina um orçamento

Sala de presentes do presidente equatoriano – Quito, Equador

Recursos financeiros são sempre uma pedra no sapato! Como está associado à Economia, que se auto-denomina “a ciência da escacêz”, deve ser levado muito a sério. Defina linhas orçamentárias, como hospedagem, transportes, alimentação, seguros, pontos de interesse, experiências, emergência etc. Conheça seus limites. É importante também que estabeleça metas orçamentárias. E sempre que alcançá-las, permita-se recompensar-se, como por exemplo, com um jantar, um vinho, um happy hour, ou mesmo um simples souvenir. Essas “pilulas” motivacionais irão contribuir para que o Orçamento seja um aliado e não um fator restritivo.

6. Para planejar é preciso ter um cronograma

Pier praia Pimentel, Chiclayo, Peru

Ao planejar é preciso que tenha em mente quando as coisas acontecerão, um cronograma. Lembre-se que na vida quase tudo é recuperável, menos o tempo. Então a ideia de um cronograma (com flexibilidade, evidentemente, pois, como comentado, não se é possível prever tudo), é para que o tempo contribua a seu favor. Você possa alcançar os seus objetivos dentro do prazo esperado e assim materializar os seus sonhos, pois nunca é certeza de que teremos outra oportunidade. Mas lembre-se não seja refém de nada, apenas use essa ferramenta a seu favor.

7. Para planejar é preciso manter a disciplina

Pausa para almoço em Colonia Del Sacramento, Uruguai

Ao planejar é preciso ter em mente que as coisas precisam acontecer como estão sendo previstas e organizadas. A arte da disciplina não é tão simples de dominar, exige perseverança, foco, dedicação. Por outro lado, a recompensa é invariavelmente valiosa, pois evita surpresas desagradáveis ou perrengues que poderiam ser facilmente previstos. O equeilíbrio entre todos os itens atenriores é a chave para que a disciplina trabalhe para você e não contra você. Se você escorregar nesse quesito, possivelmente terá que fazer cortes desagradáveis e ajustes desconfortáveis, mas caso tenha ido bem, talvez consiga até incluir outras experiências incríveis que você nem tinha previsto. Nesse sentio, o item oito, a seguir, é fundamental.

8. Planejar é preciso medir- acompanhar o planejado x relizado

Montanha Winicunca, Peru

Você definiu objetivos, preparou um orçamento, estabeleceu um cronograma. Sim, planejar é preciso, não é necessário se transformar em um gerente, mas é necessário sim “gerenciar” o seu projeto. É importantíssimo que quando se está em uma jornada, viagem, ou vivendo na estrada (ou em busca dos seus sonhos), que você compare o que planejou com o que foi realizado, para que você tenha clara noção de possíveis desvios e adequados ajustes. Se manteve a disciplina, isso poderá lhe dar a chance de incluir novas atividades, roteiros, destinos, outras experiências e…ser mais feliz ainda!

As coisas mais legais …

Escolher dentre tantas coisas sensacionais, optar por apenas algumas não é uma tarefa fácil. As pessoas têm uma relação bastante emocional com cada uma das suas experiências, o que pode influenciar qualquer análise. Mas, vamos lá para as coisas mais legais:

  • Desfrutar o prazer do sonho realizado, do projeto concluído;
  • curtir a jornada,
  • repertório de aprendizados,
  • compartilhar conhecimentos e experiências.

E as coisas que você tem que ficar esperto…

Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:

  • Disciplina planejado x realizado;
  • Ter métricas, indicadores, medições e acompanhá-las; não importa a sofisticação, mas sim a acuracidade;
  • Preparar-se para eventuais frustrações, para seguir em frente e conquistar seus sonhos e objetivos.

Be happy!

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *