O Paso San Francisco e a Fantástica Ruta 31

O Paso San Francisco e a Fantástica Ruta 31

Unindo Copiapó, no Chile, a Fiambalá, na Argentina, o Paso San Francisco e a fantástica Ruta 31 é uma das regiões mais legais e provocantes da América do Sul. Na Puna do Atacama, a mais de 5.000 metros sobre o nível do mar (msnm), um dos lugares mais espetaculares da Cordilheira dos Andes.

Aqui não é só uma estrada e uma fronteira, pois vai muito além de levar de um lugar para outro! Esse lugar oferece uma experiência única e um vivência inesquecível. Vem com a gente percorrer um dos trajetos mais emblemáticos, lindos e provocadores do nosso continente.

Encantos e realidades

Existem várias histórias sobre o quanto esse percurso do Paso San Francisco e a fantástica Ruta 31 é perigoso e exige cuidados. Na verdade, tudo na vida demanda atenção e planejamento, mas há muitas informações exageradas, algumas irreais, assustando e desmotivando as pessoas a conhecer esse trajeto, que é, sem dúvida, um dos mais encantadores que já percorremos.

Essa é a Puna do Atacama, região desértica, montanhosa, de enormes altitudes e inabitada, mas, com os cuidados corretos, é totalmente possível e recomendável percorrê-la. Certeza de deslumbramento instantâneo!

Ah, um detalhe: vamos falar bastante da “Puna do Atacama”, onde estão o Paso San Francisco e a Ruta 31, mas, ainda que sejam parte do mesmo bioma (se é que podemos falar assim), não se pode confundir a “puna” com a região de São Pedro do Atacama, que está a mais de 900 Km de distância.

No trajeto do Paso San Francisco pela Ruta 31 está o Parque Nacional Nevado Tres Cruces, uma enorme área vulcânica, pertencente ao Cinturão de Fogo do Pacífico, concentrando diversos gigantes de fogo e lavas, os enormes vulcões!

No pico da Cordilheira, pela Ruta 31, o clima é muito frio, o ar seco, lagoas de água salgada e tóxica para o ser humano, ventos gelados e terrenos vulcânicos bastante acidentados, a altitude cobra seu preço, mas tudo é recompensado pela emoção e experiência de estar num lugar tão belo.

banner retangular resenhas de caminhonete

Levantamo-nos cedo, tomamos café, acomodamos as mochilas na caçamba, abastecemos e deixamos Copiapó. Ao chegar à saída da cidade, uma placa dizia: próximo posto de gasolina em Fiambala-Ar – 470 km. Era uma senhora distância sem posto de combustível. A picape tinha autonomia para isso, mas existem veículos sem essa capacidade, portanto, precisam abastecer no trajeto e não existe posto. Existem histórias de pessoas comercializarem combustível nas fronteiras. Difícil dizer, pois não precisamos desse recurso e em nenhum momento vimos algo sequer parecido com isso.

Trecho do livro “Resenhas de Caminhonete”

Onde ficam o Paso San Francisco e a fantástica Ruta 31

A fantástica Ruta 31 é uma das estradas de acesso à Ruta Panamericana, ela tem esse nome até a fronteira com a Argentina, quando passa, então, a chamar Ruta 60 (no lado argentino), cortanto parte do Departamento de Tinogasta na província de Catamarca.

A Estrada

É uma estrada de Rípio durante toda parte chilena, até chegar a Argentina. No lado argentino, já como Ruta 60, é praticamente toda asfaltada e percorrendo trechos e de rara beleza, chegando até Fiambalá.

Ela inicia no nível do mar, na Costa do Pacífico, em seguida começa a subir a Cordilheira dos Andes em sentido noroeste, chegando a mais de 5.000 metros sobre o nível do mar.

O acesso a esta região da Cordilheira, pela Ruta 31, é aberto no período de outubro a março, fora dessa época, o acesso é restrito, mediante orientação da CONAF, devido às instabilidades climáticas.

A CONAF recomenda, para visitas ao Nevado Tres Cruces, que devido à qualidade da estrada e ao clima adverso, é aconselhável notificar a Unidade Atacama e os Carabineros localizados na Alfândega de São Francisco, informando sobre visita, horários e retorno estimado do Parque. Assim, sugere-se a essa mesma recomendação inclusive para o seu trajeto pela Ruta. As estradas paralelas exigem muita atenção, pois também são de terra e com muita calamina (pó de zinco).

O Paso San Francisco

O Paso Fronteirizo San Francisco funciona o ano todo das 8:30 as 18:30, embora o acesso a região pode ser limitado (ou até fechado) em certas épocas, devido às condiçoes do clima, como mencionamos ao longo do post.

Paso San Francisco e a surpreendente Ruta 31
Paso San Francisco – Aduana chilena – Nevado Tres Cruces

É muito importante que esteja atento ao procedimentos de entrada e saída dos dois países, especialmente quanto aos aspectos sanitários e aduaneiros.

As fronteiras da América do Sul apresentam especificações muito particulares das regiões de divisas dos países, por isso é muito importante que se informe especificamente quanto aquela que vai cruzar, pois podem haver alterações circuntanciais e regras específicas, em função do clima e características do próprio fluxo de entrada e saída.

banner retangular resenhas de caminhonete

O que há de incrível no percurso

Salares, vulcões, picos nevados, lagoas azuis turquesas, rios de desgelo, flamingos, vicunhas, fauna e flora nativas das planícies de altitudes etc., fazem dessa parte do nosso continente um dos lugares mais especiais. Essa sim é a verdadeira realidade da Ruta 31. Todos esses lugares pertencem a área do Parque Nacional Tres Cruces.

As Lagoas salgadas

Ao chegar à Puna do Atacama, na planície do Nevado Tres Cruces, lindas lagoas formadas por águas salgadas de belíssimo azul turquesa se descortinam à nossa vista. Nos emocionamos diante de tanta beleza. A duas mais famosas da região são Laguna Santa Rosa e Laguna Verde.

Laguna Santa Rosa

A Laguna Santa Rosa é, para nós, um dos lugares mais espetaculares da Cordilheira dos Andes. Não só pela estética que a natureza lhe permite, mas acima de tudo pela emoção de chegar até ela.

No setor da Laguna Santa Rosa há opção de camping e alojamento, que permite passar a noite em plena Cordilheira. Para tanto, informe-se sobre pernoite e utilização da infraestura, ao longo desse artigo, ou com a CONAF .

Laguna Verde

A Laguna Verde, está, aproximadamente, 100 Km da Laguna Santa Rosa. Além de sua incrível beleza, ali está o acampamento base para aqueles que vão subir até o vulcão Ojos del Salado. De lá é possível avistar outros vulcões como o Incahuasi, que já está do outro lado da fronteira.

O Salar de Maricunga

Ao percorrer a fantástica Ruta 31, chega-se ao Salar de Maricunga a 133 Km de Copiapó. Com 145 Km2 de área e situado 3.760 metros acima do nível do mar, ele é uma gigantesca planície de sal, que alimenta a Laguna Santa Rosa e diversos outros sistemas aquíferos desta parte da cordilheira.

O salar é o ambiente de diversas espécies de animais desse bioma e abastece com algas e nutrientes o ecossistema das lagunas onde os flamingos rosas, se alimentam e toda fauna e flora dessa região andina sobrevivem.

Ah, sabe uma coisa que achamos muito legal? Você pode dirigir o seu próprio carro no salar, parar quando quiser, tirar fotos e filmar a vontade, e o melhor de tudo… praticamente não tem gente (nós não vimos ninguém), então você tem o salar todo a sua disposição.

Os vulcões

Na impressionante Ruta 31 está o colossal Ojos de Salado, o vulcão mais alto do mundo, também o Incahuasi e o San Francisco, que dá nome ao Paso Internacional Fronteiriço que une os dois países, dentre outros importantes vulcões ativos a mais de um milhão de anos.

Nessa cadeia vulcânica, na Puna do Atacama, existem outros vulcões como o El Fraile, El Muerto, Falzo Azufre, Nevado Tre Cruces etc.

Quanto a escalar os vulcões, não é exatamente a nossa especialidade, portanto, neste post, não entraremos em detalhes sobre esse assunto. De qualquer forma, recomenda-se orientar-se com a autoridades chilenas e argentinas sobre os procedimentos necessários.

Ojos del Salado

Ele está ativo e a quase 7.000 metros sobre o nível do mar (6.893 metros para ser exato). É um monstro gigantesco dominando a Cordilheira dos Andes. Ele está a 280 Km de Copiapó e uns 240 Km de Fiambala.

O cume do Ojos del Salado já foi alcançado algumas vezes, mas esse vulcão enorme já tirou a vida de 100 pessoas que tentaram chegar ao seu topo. Para subir, existem 03 acampamentos bases, o 1o. Laguna Verde a 4300 msnm, o 2o. acamapamento é o Refúgio Atacama a 5.200 e o 3o. é o Tejo a 5.750 msnm.

É possível chegar de veículo 4 x 4 até o Refúgio Atacama, a partir daí a estrada é fechada e para seguir mais acima no Ojos Del Salado se exige experiência e preparo, também recomenda-se obter informações junto da CONAF.

Incahuasi

Ele é visto da Laguna Verde e está 6.621 metros sobre o nível do mar, cobrindo uma área de aproximadamente 200 Km2, localizado a Nordeste do Ojos del Salado em sentido, já em território argentino, no sentido Fiambalá. É um dos mais importantes da região e um fato bastante curioso é que ele tem duas crateras.

Nevado San Francisco

Praticamente na fronteira Chile-Argentina, o Nevado San Francisco, em território argentino e alcançando mais de 6.000 msnm de altitude, é dos vulcões mais bonitos da Puna do Atacama. Por toda a cadeia montanhosa ao seu redor, os arredores do San Francisco é de rara beleza e atrai os entusiastas do montanhismo e de escalada a desbravar as suas impressionantes encostas.

Parque Nacional Nevado Tres Cruces

O Parque Nacional Nevado Tres Cruces é uma gigantesca área de montanha na Puna do Atacama, cobrindo 590 Km2 no topo da Crodilheira dos Andes, que está bem no meio do trajeto para o Paso San Francisco e a fantástica Ruta 31. O Tres Cruces localiza-se num dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, ficando atrás somente do Monte Aconcágua.

Ele alcança toda a zona de vulcão, os salares, incluindo o Salar de Maricunga, diversas lagoas, picos nevados, fauna e flora endêmicos da região. Destacando-se flamingos, vicunhas, vizcaya, raposas, condor etc.

A área do parque é dividida em dois setores: Santa Rosa e Negro Francisco. Ambos são regiões de lagoas e que são possíveis encontrar alojamentos. São espaços com maior controle da administração do parque.

Quando visitar o Parque Nevado Tres Cruces

Na alta temporada, quando ha presença permanente do pessoal do guarda-parques: de outubro a maio, no setor da lagoa do Negro Francisco.

De junho a setembro, o acesso pode ser restrito, devido as condições da região, logo a visita deve ser agendada com antecedência e não poderá haver hospedagem na unidade.

Horário das trilhas

As trilhas e acessos estão abertos (ou não) conforme cada época do ano: Senderos de Chile das 9h30 às 17h00 (verão). Não se deve confundir os horários de acesso ao Parque Nevado Tres Cruces com percorer a Ruta 31 e a Ruta 60, pois não há especificação para isso. Nem quanto ao funcionamento o Paso San Francisco, que comentamos ao longo do post.

Atividades no Parque Nevado Tres Cruces

Quando falamos de um Parque como este, não se trata de uma lugar convencional, como estamos acostumados a imaginar. Trata-se na verdade de uma imensa região, que praticamente corresponde a um estado, que é cruzado por uma rodovia. Neste caso é a Ruta 31. E onde localiza-se um Paso Fronteiriço, o San Francisco.

Há um espaço nessa imensa região, que pode ser desenvolvidas algumas atividades, como:

Caminhada – existem trilhas estabelecidas e você deve ser informar com os funcionários sobre as recomendações, instruções e proibições para a realização da atividade.

Acampamento – é possível acampar em locais especialmente autorizados e sinalizados Se liga nas condições do tempo e do clima. consultando fontes confiáveis, como a Diretoria Meteorológica do Chile e a CONAF.

Subida aos vulcões – essa atividade não está sob a administração do parque, portanto todas as subidas e riscos que isso acarreta são da responsabilidade do próprio visitante.

Montanhismo – existe a possibilidade de realização desta atividade (montanhismo), apenas com a supervisão de guias credenciados, que são considerados serviços externos à CONAF. Deve-se avisar previamente a administração do parque. Antes de iniciar é necessário obter com antecedência o roteiro a ser realizado, por mapas, guias turísticos e informações da CONAF, atente-se e respeite as proibições e instruções dadas.

Ciclismo – as trilhas permitem a realização de ciclismo, mas tenha em mente os tipos do relevo, topografia e condições das trilhas, uma vez que você estará em um ambiente bastante rústico, rude e com fenômenos naturais mutias vezes bastante hostis.

O que você precisa saber

Agora vão algumas dicas super importantes, que podem te ajudar bastante a desfrutar desse líndíssimo trajeto, minimizando riscos de perrengues ao longo da jornada.

Alojamento

No Parque Nevado Tres Cruces há alojamento no setor da lagoa de Santa Rosa, onde existe hoje uma concessão turística que oferece serviços de camping e cabana.

Também há refúgio no setor Negro Francisco, que tem camas, cozinha e banheiros. Não há água potável, portanto deve levar comida, água e agasalhos (sacos de dormir). Energia elétrica é fornecida por painéis solares e há um gerador elétrico.

Na Ruta 60, já em território argentino, é possível encontrar alguns alojamentos ao longo da rodovia. Sugere-se obter maiores informações a respeito, caso deseje ou precise passar a noite na estrada.

Um detalhe, esses alojamentos e refúgios são super simples, com infra-estrutura muito básica, portanto não espere conforto.

Alimentação

Abasteça com água, comida e combustível na cidade de Copiapó. Não há comércio no parque e nos arredores. Caso você esteja no sentido Fiambalá – Copiapó, ou seja entrando da Argentina para o Chile, atente-se que as aduanas e fronteiras chilenas tem severas restrições santitárias, especialmente quanto a entrada de comida, alimentos, medicamentos etc.

Veículo

Recomenda-se veículos 4 × 4 ou caminhões, mas veículo com tração simples pode dar conta do trajeto desde que você se mantenha nas estradas autorizadas, tendo em conta que o trajeto é de rípio e exige bastante do carro. O que você tem que se ligar é quanto a autonomia de combustível do seu veículo.

A habilitação brasileira (CNH) é permitida nos dois países. O Seguro Carta Verde é válido na Argentina, mas no Chile é necessário fazer o seguro específico para estrangeiros (SOAPEX).

Consulte também sobre a exigência de correntes para os pneus, pois, dependendo da previsão do tempo, pode ser necessário, especialmente pelas autoridades argentinas.

Antes de encarar esse trajeto, é altamente recomendável que faça uma revisão no veículo, cheque todos os equipamentos, funcionalidade, autonomia, pois devido ao isolamento, em caso de algum imprevisto, a ajuda pode demorar muito para chegar.

Combustível

Nos 470 Km de Copiapó a Fiambalá tem pouquíssimas atividades ou intervensões humanas, portanto não há postos de combustíveis durante todo o percurso. Há boatos de que próximo das aduanas existem venda cladestina de combustível, mas não recomendamos e nem vimos pessoalmente esse tipo de atividade.

Características da região

O Paso San Francisco e a fantástica Ruta 31 é região de alta montanha, em meio a Cordilheira dos Andes, com temperaturas médias anuais variando entre 3 ° e 19 ° C. Durante o verão a temperatura pode cair para 5 ° C e no inverno para –15 ° C, segundo a CONAF.

Devido as caracteríticas da localização, há forte frequência de ocorrência de “mal da altitude”, causada por estar muito acima do nível do mar, provocando naúseas, cansaço, indisposição, dores de cabeça e dificuldades para respirar dentre outras coisas. Para evitar esse desconforto, a sugestão é mascar folha de coca, ou comprar algum tipo de medicamento em Copiapó ou Fiambalá, que atenue esses efeitos,

Clima

Deserto de montanha frio característico, afinal você está no meio da Puna do Atacama em plena Cordilheira dos Andes. A temperatura média é de 6,9 ​​° C, com oscilações e sensações térmicas acentuadas, podendo atingir até -30 ° C. No verão podem ocorrer quedas ocasionais de neve em decorrência do fenômeno do inverno boliviano que atinge o zona.

Segurança

Lembre-se que você está em uma área silvestre protegida, mas sem serviços básicos, por se tratar de uma zona sem grande intervenção humana, onde não é possível obter ajuda em tempo hábil, dependendo do tipo de necessidade.

O parque, trajeto e toda a puna compõem áreas de perigo vulcânico, portanto, as zonas de segurança devem ser consultadas, para a evacuação imediata em caso de atividade vulcânica; especialmente pela falta de meios de comunicação existentes. Precisando abandonar por emergência, sempre deve-se notificar a CONAF ou Carabineros do Chile sobre sua evacuação.

Caso esteja acampando e se depare com fenômenos climáticos adversos, a CONAF solicita que avalie a situação com o pessoal treinado e evacue o acampamento se necessário. Siga as instruções, proibições e comportamentos que o pessoal do Parque fornece. Claro, quando em áreas que seja possível, caso esteja na estrada é importante verificar antes quais procedimos adotar em situação de emergência. Lembre-se que os serviços de saúde ficam distantes e não há cobertura de telefonia.

Não há histórico de roubos e assaltos nesse percurso, especialmente pelo isolamento. Em todo caso, evite deixar dinheiro e pertences à mostra (especialmente os de maior valor).

Se liga

Essas são algumas recomendações da CONAF para percorrer a região do Paso San Francisco e a fantástica Ruta 31, especialmente, na zona do Nevado Tre Cruces, mas que vale para praticamente todo o trajeto:

  • Devido a altitude, onde o ar é mais rarefeito, é mais difícil respirar o oxigênio, causando desconfortos e sintomas do mal de altitude. Para prevenir esses problemas, recomenda-se descanso antes de percorrer o trajeto.
  • Não incomode e nem alimente a fauna nativa.
  • É proibido o corte e extração da flora nativa.
  • Na região do parque Nevado Tres Cruces é proibida a entrada de animais domésticos.
  • Não é permitido sair das estradas principais ou sinalizadas.
  • Tenha uma boa alimentação, hidratação e repouso, com refeições leves, uso de hidratantes, muita água e descanso para o trajeto, especialmente, caso faça alguma atividade que exija esforço físico (caminhada, ciclismo, montanhismo etc.)
  • Tenha mapa da rota a seguir em papel, GPS ou bússola e kit de primeiros socorros.
  • Utilize calçados, vestimentas e meios de comunicação adequados para a atividade, condições climáticas do local e do terreno.
  • Revisar a previsão do tempo e do clima da área por meio de sites de informações confiáveis, como a CONAF, tendo em conta que é uma região sugeita a imtempéries climáticas nem sempre possíveis de serem previstas com extrema precisão.
  • Pra reservar área para acampar, você deve entrar em contato com o administrador da concessão, verifique números de telefones endereços de email no site da CONAF.
  • Se liga no destino final do seu lixo nas áreas designadas.
  • Alimentos, água e utensílios de cozinha devem estar armazenados em recipientes hermeticamente fechados.
  • Se for fazer alguma atividade fora do veículo (caminhada, ciclismo, montanhismo etc), se liga nas condições do solo e respeite as restrições de acesso
Paso San Francisco e a Surpreendente Ruta 31
Nós revirando mundo

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Um comentário em “O Paso San Francisco e a Fantástica Ruta 31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *