33 motivos para conhecer o Chile, além dos mineiros
Muito além dos mineiros, 33 motivos para conhecer o Chile, e se apaixonar, são relacionados nesse artigo e, confesso, faltaram alguns.
Aqui nós veremos:
Um dos países mais lindos onde já estivemos
O Chile pertence ao Cinturão de Fogo do Pacífico, por isso é intenso em fenômenos naturais como terremotos, vulcões e tissunamis.
É o país mais estreito do mundo e o seu clima tem variações extremas. Do Deserto mais árido do mundo, o Atacama no Norte, às geleiras mais austrais do planeta, no extremo Sul, antes da Artártida. Conhecer esse país é quase que uma missão de toda pessoa que gosta de viajar. Se for por terra, melhor ainda, pois terá a chance de curtir as paisagens mais lindas desde o Atacama até a Patagônia.
Desfrute das 33 sugestões que seguem nesse artigo. Você vai adorar.
A capital Santiago
Uma cidade cosmopolita, Santiago está repleta de opções culturais como a Casa de Neruda, galerias e varios museus, rica arquitetura é o caso do Palacio de la Moneda e a Praça Central, além de uma agitada vida noturna com opções bastante diversificadas de bares e restaurantes, como Pateo Belavista. Oferece várias alternativas de hospedagem.
Torres Del Paine
Um verdadeiro paraíso natural, no coração da Patagônia, é destino obrigatório para todos que se encantam com paisagens deslumbrantes, caminhadas de aventuras e não se intimidam com condições climáticas, às vezes, extremas.
A Carretera Austral
Uma das estradas mais emblemáticas do mundo. Seja pela beleza da região ou pelos desafios climáticos, mas também por sua representatividade na integração do país e na participação no desenvolvimento econômico e abastecimento do Sul do Chile. Concluindo, a Carretera Austral é linda!
Ilha Grande de Chiloé
Famosa pela curiosa arquitetura das suas igrejas, patrimônio cultural da humanidade, a ilha tem uma concepção cultural própria. É onde termina a também famoda Rodovia Panamericana.
Puerto Varas
Talvez a cidade mais germânica (e cara) do Chile, Puerto Varas encanta pelas paisagens exuberantes ao redor de um lago super azul e de vulcões com picos nevados imponentes.
O Ventisquero Colgante
É uma cachoeira lindíssima formada pelo desgelo da montanha caindo e formando uma linda lagoa de águas esmeraldas. Esta no Parqie Quelat entre Puerto Cisne e Puyuaipe em plena Carretera Austral. Visita imperdível.
El Bosque Encantado
Outra cachoeira formando uma lagoa incrível, consequência também do desgelo das montanhas. Seu nome está associado aos bosques de contos de fadas devido sua vegetação ser bastante peculiar e lembrar os contos medievais.
O Deserto do Atacama
Praticamente dispensa apresentação, o deserto mais árido do mundo já é presença obrigatória nas opções de destinos chilenos e, seguramente, faz jus a sua fama. É uma região muito linda e exótica.
Vale Colchagua
Uma importante região vinícola que reúne importantes rótulos da produção de vinhos chilenos. Roteiros de desgustação e opções de compra de vinhos de alta qualidade por preços bem mais acessíveis
Os vinhos
O vinho chileno está entre os melhores do mundo e cada vez mais ocupando posições de destaque em vinhos de alta qualidade. O Chile tem muita tradição na uva Camenére, mas destaca-se também na produção das uvas Cabernet Sauvigon, com róulos que são verdadeiras preciosidades para os amantes do vinho.
O povo
O povo chileno lutador, determinado e esforçado é uma das razões a conhecer o país. Mais reservados nos primeiros contatos, rapidamente se mostram bem humorados e bastante hospotaleiros e com um espanhol bem característico.
Pucon
A charmosa Pucon combinando lagos, natureza, montanhas ao lado do majestoso Vulcão Vilarica é um delicioso destino, principalmente para os apaixonados. Está localizada a 110 Km de Temuco (cidade onde nasceu Pablo Neruda) na região de Araucanía. Os lagos, as termas, as ontanhas, os delciosos restaurantes e bares, tudo é motivo para querer ficar para sempre em Pucon.
Região de Pangpulli e Neltume
Aqui a celebridade é a própria região. Natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego convidam a se entregar a essa beleza encantadora. Nessa linda região se desenvolveu a cultura Mapuche, um dos povos originários mais importantes da América. Aqui estão localizados os mais belos lagos so Sul do Chile, como Pullinque, Calafquén, Pellaifa, Neltume, Riñihue, Pirueico, Panguipulli e também da acesso a ao Paso Carirriñe uma das fronteiras mais isoladas por onde cruzamos.
O Curanto
O Curanto é um prato tradicional chileno combinando carnes variadas com frutos do mar e batatas de diversos tipos, tamanhos e cores. Feito assado enterrado no chão é o mais famoso e procurado, ou num tacho sobre fogo a lenha.
O Pisco Sour
Ele é um dos motivos das disputas de chilenos e peruanos. “Litígios” à parte, a verdade é que o pisco sour já faz parte da cultura gastronômica e coquetelaria do país. É um drinque muito saboroso, refrescante e também relaxante, seu teor alcoolico é alto e, portanto, deve ser experimentado com moderação.
A Pichanga
Pichanga (também como os chilenos denominam a “pelada” do futebol) é um exótico prato da culinária chilena, que leva uma enorme variedade de ingredientes deixando-o gigante: bife, filé de frango, liguiça, salsicha, abacate, batata frita etc.
Bahia Inglesa
Se destaca como um dos lugares mais bonitos do litoral chileno, Costa do Pacífico cercada pelo Deserto do Atacama, uma mistura de beleza com paisagens exóticas. As águas azuis do Oceano, com suas fomações rochosas cinza e areias super brancas são absolutamente sedutoras.
Ojos Del Salado
Ele é o vulcão mais alto do mundo. Esta a 600 Km ao Norte do Aconcágua. Impressiona pela beleza do seu entorno e a imponência do seu aspecto. Muitos se aventuram em escalar esse colosso, que já tirou a vida de dezenas de pessoas. O clima ao seu redor, principalmente no inverno, é extremo e absolutamente inóspito, mas a beleza é estonteante (também pela altitude).
Laguna Santa Rosa
É uma das lagoas salgadas povoadas de flamingos, está localizada no Parque Nacional Trez Cruces, na região de fronteira com a Argentina no coração da Cordilheira dos Andes nesses países. Completamente cercada por picos nevados, em um cenário multicolorido, é, disparadamente, um dos locais mais bonitos da Expedição América do Sul.
Dois Prêmios Nobels
Gabriela Mistral e Pablo Neruda são escritores premiados com o Nobel de Literatura, razão de grande orgulho dos chilenos e dos povos sul americanos. As casas de Neruda em Santiago e Valparaíso são abertas a visitação. Gabriela foi uma poetisa, feminista e diplomata, sendo agraciada com o Nobel na década de 40. Já Neruda foi premiado no começo doa anos 70 e é considerados um dos maiores escritores da língua espanhola do Século XX.
O lago General Carrera
No sul do país ele separa Argentina e Chile, com paisagens de tirar o fôlego pelas belezas naturais e pelos enormes abismos para quem está dirigindo. Está localizado na Região de Aysen, em plena Patagônica, alacaça cidades como Puerto Guadal, Fachinal, Mallín Grande, Puerto Río Tranquilo, Puerto Sánchez, Puerto ingeniero Ibáñez e Chile Chico, na divisa com a Argentina.
Os fiordes
No percurso da Carretera Austral, alguns trechos são feitos por balsa navegando os lindos fiordes. Se prepare para ficar paralizado com as belezas locais. O trecho entre Hornopiren e Leptepu é o maior e mais demorado em torno de quatro horas navegando entre paisagens deslumbrantes.
Valparaiso
Um mosaico de cores, arquitetura e cultura pop faz de Valparaiso uma das cidades mais bonitas da América do Sul às margens do Pacífico.
Las Curvas do Cristo Redentor
Essas impressionantes sequências de curvas estão próximas do Paso Cristo Redentor na fronteira com a Argentina, na região do Monte Aconcágua. Para quem gosta de dirigir, esse trecho é imperdível. Está bem na metade do caminho entee Viña del Mar (Chile) e Mendoza (Argentina).
Capelas de Mármore
A mãe natureza, se fazendo de escultora genial, presenteou o lago General Carrerar,na cidade de Puerto Rio Tranquilo, na Região de Aysen, com essas lindíssimas obras de arte. O Acesso até Puerto Rio Tranquilo é feito por estradas de terras, bastante precárias (quando estivemos lá). A cidade estava repleta de visitantes do mundo inteiro, embora não estivesse cheia.
La Serena
Um balneário no Norte chileno, La Serena é a segunda cidade mais antiga do Chile, ficando atrás apenas de Santiago. Sua orla é repleta de opções de hospedagens, bares, restautantes e alternativas de esporte e entretenimento.
As tradições
O Chile é um dos países onde estivemos que mais valorizam sua cultura. Arte, gastronomia, história, religiosidade estão sempre presentes no cotidiano dos chilenos.
Os salares
Tem inúmeros salares, os mais conhecidos no Atacama, como Salar de Tara (a 150Km de San Pedro de Atacama) e o de Pujsa, porém também destaca-se o Salar de Maricunga no Parque Nacional Tres Cruces.
O futebol
O Chile é apaixonado por futebol. Sua seleção foi bicampeã da Copa América e é motivo de enorme orgulho dos chilenos. Os fanáticos chilenos se dividem, basicamente, em três clubes mais populares: Colo Colo, La U e Universidad Católica.
A fauna
A fauna chilena é bem variada, mas caracterizada pelas particularidades do seu clima e regiões. Dentre os destaques estão o guanaco, o pudu, condor, puma, flamingo etc. E ainda uma fauna marinha impressionante incluindo leões marinhos, golfinhos e lontras, até colossais baleias, pingüins e golfinhos. Porém, curiosamente o Chile não tem cobras venenosas (é o que dizem por lá)
A Flora
Muitas são as espécies de plantas nativas chilenas, principalmente em Chiloé e na região da Patagônia, com diferentes folhages e florações. A flora, no chile, é fortemente endêmica, pois, pratcamente, não existe em outros lugares. Sãomcaracterizadas por tipos de vegetação por regiões muito específicas, como no Norte, predominando gamíneas, no Centro árvores médias e no Sul ávores e vegetação mais frondosas típicas de lugares com invernos muito rigorosos.
O céu
Na região Norte do Chile, Antofagasta e Atacama tem o céu mais limpo do planeta. A ausência de chuvas torna a formação de nuvens mais escassas, proporcionando um céu perfeito para as pesquisas astronômicas.
Os 33 Mineiros
E…claro, a história dos próprios 33 mineiros, que virou filme e a mina onde ficaram presos, uma atração turística visitada por um montão de gente.
E para quem está de caminhonete?
- O Chile é ligado desde a região de Arica, divisa com o Peru ao Norte, até Queillon, no extremo de Chiloé, pela Panamericana 5, num total de mais de 3.000 Km, sendo todo esse trajeto em muito boas condições, bem conservada e com sinalização adequda;
- De Puerto Montt até Região de O’Higgins, no extremo Sul do país, é pela Carretera Austral, a mítica rodovia chilena, com alguns trechos muito difícieis.
- Várias estradas vicinais, principalmente no Sul, na Patagônia, não são pavimentadas, mas sim de rípio, que exige muito cuidado do mototista.
- Muitas estradas, na região de Araucania e Patagônia, são bastante perigosas, com abismos, pouca sinalização, estreiras, sem pavimentação.
- O Chile quase não tem pedágios.
- Fiscalizações nas estradas não são frequentes.
- Todo o país, mesmo as pequenas cidades, tem boa oferta de combustível, abastecido pela Rede Copec.
- É necessário fazer o seguro obrigatório para terceiros, o SOAPEX, para carros estrangeiros.
- Nas cidades maiores, como Valparaiso, La Serena, Puerto Montt, Temuco, Santiago, há assistência da rede autorizada das principais marcas.
- Precisamos de assistência para a caminhonete, fomos até uma autorizada em Temuco, fomos muito bem atendidos, o problema resolvido rapidamente (era apenas um parafuso que deixei cair no duto de ar condicionado e causava um imenso barulho quando ar funcionava, mas bem simpes de resolver).
- O preço do diesel estava, aproximadamente, 20% mais barato que no Brasil, curiosamente, mesmo nos Postos Petrobras (que existem em razoável quantidade).
- A entrada de veículo é bem fácil, mas passa por rigorosa fiscaliação nas fronteiras e aduanas.
- Não percebemos transito caótico em nenhuma cidade onde estivemos.
As coisas mais legais …
Escolher dentre tantas coisas sensacionais, optar por apenas algumas não é uma tarefa fácil. As pessoas têm uma relação bastante emocional com cada uma das suas experiências, o que pode influenciar qualquer análise. Vamos lá:
- As paisagens são lindíssimas; em todo o Chile tudo é de tirar o fôlego.
- O povo chileno, no começo mais tímido, mas em seguida bem humorado, politizado e muito hospitaleiro.
- A cultura chilena manifestada na sua arte, religiosidade. gastronomia, forma de se expressar etc.
- A gastronomia e pisco sour.
- Claro, o delicioso vinho chileno.
E as coisas que você tem que ficar esperto…
Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:
- o clima inóspito e condições extremas, frio absurdo tanto no Norte quanto no Sul, principalmente para os brasileiros, requer MUITO agasalho e preparo.
- As práticas de imigração, sempre burocráticas e muito demoradas, exigem muita paciência.
- Os conflitos de fronteiras com seus vizinhos não são temas confortáveis para serem abordados.