Dolium, uma das bodegas mais top de Mendoza

Dolium, uma das bodegas mais top de Mendoza

A Dolium, uma das bodegas mais top de Mendoza, é a primeira vínicola com uma produção de vinhos de alta qualidade totalmente subterrânea, a se instalar na região. Com a intenção de sempre compartilhar dicas fora do lugar comum, dessa vez optamos por adentrar ao incrível mundo dos vinhos. Mesmo pra quem não é tão fã de vinhos, a experiência é sensacional.

Uma experiência além do vinho.

Quando se fala em vinhos, a Argentina e, particulamente, Mendoza, são, sem dúvidas, referências mundiais. Dessa forma, falar de vinho, a responsabilidade só aumenta! São feras na produção dos Malbecs, passando por outras cepas de muita qualidade, como a Cabernet Sauvignon mais popular no Sul e a Torrontês, o chamado “vinho de montanha”, na região de Cafayate, na província de Salta, ao Norte do país.

As delícias da Dolium
As delícias da Dolium

Na Dolium se experimenta um vinho de alta qualidade, produzido de forma muito especial, em um processo substerrâneo, garantindo as propriedades e sensações aos paladares mais exigentes. Não somos especialistas em vinho; porém, não é necessário ser expert para saber quando se está vivendo algo incrível. No tour que a bodega oferece, é possível conhecer o processo produtivo, todas as etapas são explicadas, fazendo com que a gente pareça parte de toda essa alquimia.

A Experiência da Dolium

Num mundo de alternativas de vinhos de todos os tipos, histórias, qualidade, preços, a Dolium oferece uma experiência muito legal. As pessoas são recebidas em um ambiente super agradável e muito descontraído. A começar pela localização, numa planície de Mendoza, com vistas para o Aconcágua. Um lugar com uma paz absoluta, sons apenas dos pássaros e dos ventos. Os imensos parrerais, ao lado de ávores frutíferas, como peras, bucólicas estradas de terra, convidam à contemplação e ao prazer de estar ali.

Vista do Monte Aconcagua
Vista do Monte Aconcágua

A recepção

Ao chegar na Bodega Dolium, fomos recebido por Ricardo Giadorou, o própio dono, que dirige a vinícula, e atende a todos com um grande sorriso e enorme simpatia. Deixando a todos muito a vontade e apresentando a “casa” e as peculiaridades do lugar. Isso faz da Dolium uma das vinícolas mais top de Mendoza. Tudo com uma luz confortável, bem decorado, atenção especial, voltado a fazer a gente se sentir em casa…e, claro, o vinho é ótimo.

Os deliciosos ambientes da Dolium
Os deliciosos ambientes da Dolium

O Menu degustação da Bodega Dolium

A Bodega Dolium serve um menu baseado da gastronomia italiana. O ambiente é aconchegange e despojado. Uma delícia…literalmente!

No menu degustação da Dolium, o "postre" Tartufo de comer de joelhos de tão bom.
No menu degustação da Dolium, o “postre” Tartufo de comer de joelhos de tão bom.

Massas regadas a molhos preparados com o talento do “pessoal de casa”, feito a base de Sálvia, colhidas pelo próprio Ricado nos pés do Aconcágua, segundo ele mesmo, que é servido no menu junto com a degustação dos melhores rótulos da casa.

A Bodega oferece vinhos premiuns produzidos com tecnologias de ponta. Eles tem um cuidado muito especial com o meio ambiente, numa pegada ecológica e responsável. Atendem as especificiações necessárias à produção de um vinho marcante, poderoso. O vinho da Dolium seduzirá aos que, como nós, apreciam um boa garrafa.

Se você informar que é leitor do www.reviramundo.com.br, você vai ganhar um super desconto de 50% no menu clássico. Para o mínimo de duas pessoas…olha que show!

A maioria das fincas ou viñas, como são chamadas as “fazendas” de vinho, permite visitação, algumas com guias, degustação e, se quiser, a compra dos produtos diretamente e em pequenas quantidades. Cada visita é uma deliciosa imersão gastronômica e cultural, passando pela delicadeza dos aromas, intensidade dos sabores e das lendas e histórias que compõem
os conceitos de cada garrafa produzida nessa terra. Conhecemos lindas vinícolas. Uma das melhores experiências foi na vinícola Dólium, pequena, com uma forte pegada de sustentabilidade, chama atenção a forma hospitaleira como o próprio dono recebe a todos (…) Ele nos apresentou vários vinhos e nos serviu um maravilhoso menu degustação. Destacava, com razão, uma deliciosa massa, com molho de queijo de cabra e sálvias colhidas por ele mesmo aos “pés” do Aconcágua
.

Trecho do livro “Resenhas de Caminhonete”
Clique no banner e saiba como colaborar

Onde fica e como chegar

A Bodega Dolium fica na RP15 Km. 30, M5509 Lujan de Cuyo, Mendoza, Argentina. Está bem próxima de outras vinícolas muito famosas e bastante conhecidas dos brasileiros.

Para chegar, saindo de Mendoza, pegue a Ruta Nacional 40, uma das mais icônicas rodovias do mundo que percorre o país por mais de 5.000 Km, em segui saia em sentido Aconcágua, está a 33 Km do Centro de Mendoza.

Se você precisar alugar um carro para conhece melhor a região, orce por aqui, se for procurar uma hospedagem bacana, poderá consultar aqui no blog também! Assim você ajuda o canal, e não paga nada a mais por isso

A Dolium

O mais legal

  • Os preços são acessíveis;
  • Ouvir as histórias do dono sobre a origem da bodega, desde a chega da familia da Italia;
  • É muito fácil de chegar; basta seguir para Lujan de Cuyo onde estão a maioria as vinícolas famosas;
  • A região é lindíssima,
  • Visitar as instalações subterrâneas onde são produzidos os vinhos.

Fica esperto

  • A Argentina é super rigorosa em relação alcool x direção; se liga na degustação, caso esteja dirigindo;
  • Não ha grande diferença nos preços das vinícolas famosas e o que estamos acostumados no Brasil;
  • Caso vá trazer vinho para o Brasil, fique esperto nas taxas e regras de importação e compras no exterior.
É “nóis” na Dolium

E aí? Curtiu a Dolium? bem bacana né??? Logo vem mais coisas legais por aí…

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *