A Lendária Rota 40
A lendária Rota 40, na Argentina, é uma das mais lindas e emblemáticas estradas do mundo. Conhecida como “La Ruta Nacional Cuarenta“, ou, simplemente, “La Cuarenta”, ela corta, praticamente, todo o país de Norte a Sul. O extremo norte é em La Quiaca na província de Jujuy, fronteira com a Bolívia. O extremo Sul é em Cabo Vírgenes, na Provícia de Santa Cruz, em plena Patagônia.
Aqui nós veremos:
Onde está a “cuarenta”
Ela percorre mais de 5.000 Km e acompanha toda a Cordilheira dos Andes. Em alguns pontos, chega a alcançar quase 5.000 metros de altitude acima do nível do mar, sendo a rodovia mais alta fora do Himalaia. Você é nosso convidado a conhecer esta belíssima estrada e, tenho certeza, vai se apaixonar por ela, como nós apaixonamos.
A História da Lendária “Ruta Nacional 40”
A Lendária Rota Nacional 40 começou a ser construída em 1935, integrando Sul e o Norte da Argentina. De lá para cá teve seu traçado alterado algumas vezes. A Rota 40 passa por 11 províncias (estados) e está dividida como Rota 40 Norte e Rota 40 Sul. Seu ponto “marco zero”, na cidade de Mendoza que demarca os pontos de inícios dos dois traçados e direção ao Sul e ao Norte.
Ela ja teve partes do seu trajeto desparecidas por falta de manutenção, mas desde 2010, acontece o Campeonato de Rally mais importante do país. Tem recebido incentivos de publicidade para tornar seu trajeto um importante atrativo de turismo (especialmente de aventura). Ela também foi uma das paisagens protagonistas do filme Diários de Motocicleta. A Lendária 40 tem até uma música no estilo Hard Rock em sua homenagem, feita pela banda argentina La Renga.
Onde começamos na Lendária 40
Muito embora, o traçado Sul inicie em Las Vírgenes em Rio Gallegos. Acessamos a Lendária Rota 40 pela parte na Sul da Argentina. Pela divisa com o Chile na região fronteiriça com Torres Del Paine, pelo Paso Rio Don Guillermo, no coração da Patagônia.
A Rota 40 exige seus cuidados
Depois de alguns dias em Torres Del Paine, nosso destino era El Calafate. Um percurso feito todo em rípio, uma espécie de brita, que “pavimenta” a Rota 40 nesse trecho. O fato é que chegar a lendária Rota 40 era um sonho. Estar naquela parte do mundo era um realização que não tem como descrever em palavras. Esse trecho é bastante inóspito, não tem postos de combustível, nem cidades, ou mesmo vilarejo. Então, pilotar aqui exige bastante habilidade e muita atenção. Principamente motociclistas, pois é bastante frequente notícia de derrapagens e acidentes neste pedaço.
Boa parte da Rota 40 não é pavimentada
Sua construção foi inciada nos anos 30, do Século XX, mas no momento de preparação desse post, ela tinha apenas 48% do seu trajeto pavimentado. Ou seja, menos da metade. Ainda assim, é altamente procurada por pessoas do mundo inteiro para percorrê-la.
É um íncone das estradas, por isso muito procurada.
Mesmo que a maioria dos seus trechos seja de absoluta solidão, ela é, insistentemente, buscada por viajantes para cruzá-la. Seja de carro, caminhonete, motocicletas, ônibus, bicicleta e, até, a pé. Em 2015, de agosto a dezembro, o maratonista Rodolfo Rossi foi o parimeiro a correr todo seu percurso, demorando 107 dias.
A Rota 40 traz surpresas incríveis
A Rota 40 passa por dentro de 20 parques e reservas. É possível ter contato com uma fauna incrível, até encontrar uma raposa ao lado da rodovia. São guanacos, emas, tatus, dentre outros, e até puma, mas este mais difícil de ver, pois tem hábitos muito próprios.
As lindas paisagens da 40
A estrada passa por regiões patagônicas, cordilheiras, lagos, rios e desertos, oferecendo, generosamente, paisagens maravilhosas. A Rota 40 acessa os lugares mais incríveis da Argentina e da América do Sul. Ela passa pela região dos vinhos de Mendoza e Cafayate, Glaciar Perito Moreno. Cruza a Rota dos Sete Lagos, El Bolsón, Bariloche, Chos Malal, Ruínas de Quilmes, Vales Cachaquis e Puna, Cueva de Las Manos, Salar Grande e muito mais.
O charme das cidades no caminho da Rota 40
A lendária Rota 40 cruzar por cidades grandes como Mendoza, Salta e Bariloche. É comum passar por cidades muito charmosas, bonitas, com ar bucólico e ar provinciano. Destacam-se San Martin de Los Andes, El Calafate, Cafayate e por aí vai.
Ela passa por inúmeros lugares históricos
A Rota 40 passa por ruínas históricas, como Shincal, na província de Catamarca e Quilmes em Tucumán. Na Ruínas de Shincal é possível visitar trechos do Caminho Vial Andino, construído pelos Incas, é um dos maiores sistemas viários ja construídos pelo homem. Quilmes está muito próximo de chegar a cidade vinícola de Cafayate, é um sítio arqueológico incrível, com histórias impressionantes sobre os incas.
Os rios tambem fazem parte da Rota 40
A Rota 40 passa por 18 rios importantes ao longo do seu trajeto. Todos com pontos, mas pode existir algum mais simples e pequeno que é necessário atravessá-lo no meio.
Algumas dicas para a Lendária Rota 40
Toda e qualquer estrada exige muito respeito, com a Rota 40 não é diferente. Para aproveitar com máximo de prazer e ter o básico de segurança, aqui vão algumas dicas:
- Na Rota 40, na parte pavimentada, é mais fácil encontrar postos de combustível, mas mesmo assim a oferta é limitada. Na parte não pavimentada, é raríssimo. São longos trechos sem postos, então o fundamental é ABASTEÇA SEMPRE!
- As placas da rodovia exercem um grande fascínio, mas sob circunstância alguma JAMAIS LEVE AS PLACAS!
- Para curtir o visual da estrada e manter a segurança recomenda-se que você DIRIJA DE DIA!
- Cidades grandes e turísticas, como Bariloche e Mendoza, os preços costumam ser mais salgados, então para alimentação e hospedagem então DE PREFERÊNCIA ÀS CIDADES MENORES!
- Na parte não pavimentada, o terreno é de rípio, um tipo de cascalho, o carro pode perder a estabilidade, ATENÇÃO AO DIRIGIR NO RÍPIO.
- Na Argentina é bem comum mochileiros, viajantes e locais pedirem carona. Ainda que seja comum, analise bem e tenha CUIDADO AO DAR CARONA. Não tivemos notícias ruins, inclusive demos carona, mas problemas de segurança podem acontecer em qualquer lugar.
- JAMAIS DIRIJA SOB EFEITO DE ALCOOL, além de perigoso, a lei argentina é severíssima com esse tema.
As coisas mais legais …
Escolher dentre tantas coisas sensacionais, optar por apenas algumas não é uma tarefa fácil. As pessoas têm uma relação bastante emocional com cada uma das suas experiências, o que pode influenciar qualquer análise. Vamos lá:
- as paisagens são lindíssimas e inspiradores;
- ofecere contato com várias aspectos da cultura argentina e sulamericana
- praticamente não existe pedágio,
- as cidades ao longo da rota são sensacionais;
- mesmo os pontos mais precários é possível dirigir;
- você ira se deparar com fauna e flora incríveis.
E as coisas que você tem que ficar esperto…
Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as três melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:
- há pontos bastante precários;
- existem várias locais de fiscalização, portanto esteja com tudo em ordem;
- no cruzamento de divisas de estados ha regras distintas de inspeção sanitária,
- em alguns lugares, a sinalização é praticamente inexistente;
- não vale a pena dirigir de noite e perder toda a magia da Ruta Nacional 40.
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