A Colossal Ruta Panamericana

A Colossal Ruta Panamericana

A Colossal Ruta Panamericana é uma das estradas mais importantes e mais compridas do mundo. É um ícone para todos os “estradeiros”.

Ela está nas nossas Top 10 estradas

Não importa a forma que alguém se locomova por ela, seja dirigindo o próprio veículo, de bicicleta, ônibus ou até mesmo a pé. Nos a escolhemos como uma das Top 10 Estradas da América do Sul.

Agora você entenderá o porquê dela ser tão especial e vai poderá aproveitar algumas dicas super legais para desfrutar o melhor dela.

Aqui falaremos dos trechos por onde dirigimos, em três países: Chile, Peru e Equador, conluindo, tudo que você ler aqui, será sobre esses três percursos, que corresponde a, aproximadamente, 5.600 quilômetros.

Se liga no que você vai ver. Se inforne e divirta-se viajando conosco pela incrível Ruta Panamericana:

A estrada Pan-americana segue imponente para as regiões do norte. “Região” é para o Chile o mesmo que “estado” para o Brasil. Ela segue ao lado da costa do Pacífico, praticamente separando dois mundos completamente diferentes: o deserto cor de cobre e o mar azul-marinho, tudo se torna avermelhado com cair do sol e prateado com a chegada da Lua.

Trecho do Livro Resenhas de Caminhonete

Porquê a Colossal Ruta Panamericana é tão especial

Conhecida como Via PanAm, ela cruza 15 países de todas as Américas. Para melhor entender, a Ruta Panamericana é, na verdade, um conjunto de estradas, assim, de acordo com alguns critérios, ela é considerada a mais comprida do mundo.

A Colossal Ruta Panamericana
A Ruta Panamericana da acesso a Reserva Paracas – Região de Pisco

Com 18.000 Km de extensão, a gigantesca Ruta Panamericana é considerada a mais comprida de todo o planeta. Para alguns ela é maior, dependendo do critério utilizado, ela teria uma extensão diferente.

Para outros ela alcança 48.000 Km. Em outras palavras, você decide qual medida você prefere, já que, nesse momento, nosso foco é a parte sul-americana.

A ideia de construir uma estrada, que unisse o continente americano, surgiu a partir de um tratado entre vários países, na década de 30, com a intenção de integrar América do Norte, Central e Sul.

A ligação entre América Central (Panamá) e do Sul (Colômbia), na região conhecida como Tapón de Darien, ainda não foi concluída em razão de aspectos ambientais (é uma biosfera muito especial), segurança, imigração etc., conhecida como um dos lugares mais perigosos do mundo.

Coisas  interessantes da incrível Ruta Panamericana

A Colossal Ruta Panamericana
Deserto de Nasca na Costa do Pacífico – Peru
  • Na maior parte do trajeto pela América do Sul, a Panamericana segue ao lado do Oceano Pacífico passando por lugares absolutamente incríveis.
  • Percurso pelos Deserto do Atacama e Nazca.
  • Ela atravessa a Ilha de Chiloé de ponta a ponta na costa chilena.
  • No Equador ela tem o nome de E-35 Troncal de La Sierra, cruzando a chamada Avenida dos Vulcões, passando por lugares incríveis, como o Vulcão Cotopaxi e a Laguna Quilotoa.
  • Peru – A Panamericana passa lugares fantásticos, como Nazca, Lima, Oasis de Huacachima, Reserva Paracas, Mâncora etc.
  • A parte chilena da Panamericana é simplesmente espetacular, desde a Ilha de Chiloé, passando pelo Vale Cochagua (região vinícola ao sul de Santiago), Valparaiso, Atacama, Antofagasta, Bahia Inglesa, Caldeira etc., lugares imperdíveis para todos os estradeiros.
  • A estrada é toda asfaltada, encontramos apenas alguns poucos trechos de terra buraco no Norte do Peru, devido as fortes tempestades da época.

Onde fica a Ruta Panamericana

Ela inicia em Prudhoe Bay no Alaska – Estados Unidos e termina na cidade de Queillon na Ilha de Chiloé, no Chile. Extra oficialmente, dizem que ela chega até o fim do continente na Bahia Lapataya em Ushuaia, mas não é exatamente sim.

De qualquer forma isso é assunto para um outro artigo, em outras palavras, nesse post vamos conhecer a parte oficial e que fica na América do Sul, por onde estivemos e dirigimos (Chile, Peru e Equador).

Acesso e lugares incríveis da Ruta Panamericana

São vários pontos de acesso à Ruta Panamericana, porque ela passa por inúmeras cidades e regiões importantes de muitos países da América do Sul, logo ela tem conexões a diversas capitais provinciais (estaduais) ou nacionais como Quito e Lima, por exemplo.

Chile

  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana

A Colossal Ruta Panamericana é um dos motivos para conhecer o Chile. Essa icônica carretera atravessa quase todas as regiões (equivalentes a estados) chilenas. Percorre o país desde Chacalutta, última cidade chilena na Região de Arica Y Parinacota na divisa com o Perú, até a cidade de Queillon, na Ilha de Chiloé, já na Patagônia. Concluindo, são mais de 4.000 quilômetros.

Pelo Chile, a Ruta Panamericana é conhecida como Ruta 5 e pode ser acessada por várias cidades importantes, como Iquique, Antofagasta, Copiapó, La Serena, Santiago, Puerto Montt, Temuco, Puerto Varas, cruzando regiões lindíssimas de todo o país.

Peru

  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana

ínúmeros motivos para conhecer Perú, a Ruta Panamericana é um deles. Conhecida como 1N e Via Panam; ela liga o país de Norte a Sul pela costa do Oceano Pacífico cruzando, desde Mancora, fronteira com Equador até o Complexo de Fronteira Santa Rosa, na região de Tacna, divisa com o Chile, passando por cidades como Piura, Trujilo, Nasca, Pisco, Chimbote, Lima, Chiclayo, Sullana.

Equador

  • Vista panorâmica de Cuenca
  • A Colossal Ruta Panamericana
  • A Colossal Ruta Panamericana

Já no Ecuador, a colossal Ruta Panamericana é uma das razões para conhecer o Equador. A rodovia inicia na cidade de Tulcán, divisa com a Colômbia, chegando até Punta Sal na região de Tumbes, fronteira com o Perú. Ela corta o país ao meio, no sentido Norte Sul, passando por cidades como Ambato, Quito, Cuenca, Tumbes, Machala.

Dicas preciosas sobre a Colossal Ruta Panamericana

A Colossal Ruta Panamericana
Plaza de Armas de Trujillo – Norte Peru

Condições da Panamericana

A colossal Ruta Panamericana é totalmente pavimentada em todos os três países onde dirigimos, com alguns poucos pontos mais deteriorados no Norte do Peru.

A rodovia tem muito boa visibilidade é bem sinalizada.

Na maioria dos países, há uma boa oferta de postos de combustível com preço e qualidade variando de acordo com a região. Então isso jamais será um empecilho para você percorrê-la.

Grandes percursos em linhas retas são predominantes na Panamericana, na costa peruana encontramos algumas curvas e montanhas após Paracas.

Caso você opte ou precise dormir no veículo, baixe o aplicativo iOverlander para encontrar boas opções (a grande maioria, gratuíta).

Clima

O clima na Ruta Panamericana varia bastante de acordo com a região e época do ano. É importante ficar ligado onde e em que época você estará por lá.

No Sul do Chile, abaixo de Santiago, prevalece uma temperatura bastante fria, chegando inclusive na região da Patagônia, com temperatura e correntes polares bem geladas.

Ao Norte do Chile, o clima é de deserto, muito seco, pouca chuva, sol de dia e bastante frio de noite.

Em toda a costa peruana, o clima é desértico. No Norte peruano, no início do ano, costuma ter chuvas bem fortes.

Cruzando pelo Equador, a Ruta Panamericana passa por regiões de grandes altitudes com temperaturas bastantes frias, como Quito, por exemplo. Ao nível do mar com clima tropical, sujeito a fortes chuvas, como na região de Machala.

Costa do Pacífico – Pan Azucar – Chanaral – Região de Antofagasta

Planejamento

Planeje bem seu percurso na colossal Ruta Panamericana. No trajeto há grandes variações de país a país, como clima, condições, documentação, legislação de trânsito.

Opte por viajar de dia, a visibilidade é ótima, permitindo maior e melhor aproveitamento das exóticas paisagens.

Atente-se para os pontos de fronteiras. Eles têm horários.

Se ligue também na obrigatoriedade de precauções sanitárias, referente as vacinas para doenças contagiosas. Os protocolos de saúde ficaram muito mais rigorosos depois da COVID-19.

Veículo e Documentação

O Equador se mostrou o mais tranquilo quanto as exigências para dirigir lá. Não foi necessário nenhum tipo de seguro, quando estivemos lá, o seguro do veículo era pago pelo governo, inclusive para estrangeiro. A entrada de veículo no país exige apenas uma guia de importação simples emitida pela aduana.

Peru (SOAT) e Chile (SOAPEX) exigem seguros específicos para veículos estrangeiro.

Nossas habilitações foram aceitas normalmente nos países. Veja se a exigência de PID (Permissão Internacional para Dirigir) não foi atualiza em cada um deles.

Dinheiro

É importante ter algum dinheiro em espécie (não muito para não despertar atenção). Alguns lugares não aceitam cartão e nem moeda estrangeira.

Lembre que se for cruzar mais de um país, será necessário fazer o câmbio para a moeda local, Sol (Peru), Peso (Chile), Dólar no Equador.

Segurança

Ouvimos alguns rumores sobre assaltos na divisa do Peru com Equador. Graças a Deus, na nossa passagem tudo correu de forma muito tranquila e com bastante segurança.

Em cidades maiores, como qualquer outra no mundo, há que se ter maior precaução, especialmente quanto a furtos. Na nossa experiência, não tivemos absolutamente nenhum indício de insegurança por onde passamos.

E as coisas que você tem que se ligar…

Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as três melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:

  • Como a Panamericana passa por vários países, ela está sujeita a diversos tipos de legislação de trânsito, se liga nisso.
  • Alguns pontos da estrada passam por regiões de deserto, sujeitas a tempestades de areia.
  • A Ruta Panamericana é bem sinalizada e pavimentada na maior parte do percurso. No Norte peruano a estrada é mais deteriorada e com poucos pontos de apoio.
  • Ela tem alguns lugares com limite mínimo de velocidade (isso mesmo limite MÍNIMO), embora a velocidade máxima que vimos era de 130 Km/h.
  • A polícia chilena (Os Carabineros) é bastante rigorosa e não tolera nenhuma insinuação de propina.
  • Já a polícia peruana busca sempre encontrar “pelo em ovo” mesmo tudo estando regular, por isso fique muito atento as regras.

E aí o que vc achou da Panamericana? Compartilha com a gente suas experiências, impressões, dicas. Ah, se tiver alguma dúvida, manda uma mensagem que teremos maior prazer em esclarecer.

Até a próxima estrada!

A Colossal Ruta Panamericana
Oasis de Huacachima

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

3 comentários sobre “A Colossal Ruta Panamericana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *