Razões para descobrir o Equador, um país fantástico
Muitas razões para descobrir Equador, um país fantástico e bem pouco conhecido da maioria dos brasileiros. Juntamente com o Chile, ele é um dos raros países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Talvez por isso, seja pouco escolhidos pelos brasileiros como uma opção de destino.
Aqui nós veremos:
O Equador é fantástico
O Equador é, dos países que visitamos na América do Sul, seguramente, um dos mais tranquilos. Em tudo! Povo calmo, trânsito tranquilo, vida serena. O país é muito mais do que Galápagos. Tudo nele impressiona muito positivamente.
Aqui algumas razões para se apaixonar pelo Equador. Vale muito a pena considerar como o seu próximo destino.
Uma das razões para descobrir o Equador é Vilcabamba
Ela está ao Sul do Equador, é a cidade com mais pessoas acima de cem anos. Seu clima e ritmo, aliados a uma dieta saudável, são propícios para a qualidade de vida e longevidade das pessoas. Também pelo seu clima agradável, com pouquíssimas variações durante o ano.
A gastronomia
A oferta gastronômica equatoriada é sensacional, uma das melhores razões para descobrir o Equador, baseada em produtos agrícolas locais e codimentada com especiarias andinas é um convite para visitar o Equador.
Loja
A cidade que produz um dos melhores cafés do mundo, é repleta de ruas e praças muito charmosas. O clima ensolarado ao Sul do Equador, a cidade tem fácil acesso por rodovias muito bem conservadas e sinalizadas. Sua arqutetura colonial central muito bem preservada contrasta com residência modernas ao seu redor.
Cuenca
Uma das cidades mais lindas da América. Com avenidas largas, arborizadas e bairros elegantes, não foi difícil nos seduzir a caminhar sem pressa por suas ruas.
Como muito do tempo era dirigindo, andar nos dava prazer, principalmente, em bairros com linda arquitetura, uma verdadeira obra de arte, com vários museus relíquias históricas espalhadas.
Seguimos para as ruinas de Pumapongo, ao lado do museu de mesmo nome, na Avenina Huayna Capac, em homenagem a um dos Incas do Império Tahuantinsuyo, denominação quéchua para os Incas.
As ruínas estão bem preservadas e juntamente com o museu possibilita conhecer da cultura dos povos originários do Equador, também parte do Império Inca, através dos seus estilos arquitetônicos, utensílios, vestimentas e rituais.
O famoso chapéu Panamá
O Equador é o verdadeiro produtor do chapéu Panamá, que deve a sua fama a uma “gafe” do presidente Roosevelt ao inaugurar o canal do Panamá, que, segundo se conta, teria agradecido por terem lhe emprestado um “chapéu do Panamá”. O fato é que ele é produzido manualmente por uma espécie de palha (Palla Toquille) que é nativa da região de Cuenca.
As ruínas de Ingapirca
Um dos registros mais vivos da cultura Cañari, que depois foi subjugada pela civilização inca. Diz-se que Ingapirca foi utilizada como o internato para onde se eram levadas as mulheres para ser educadas e preparadas para dar filhos ao Inca.
É uma fortificação de pedras perfeitamente encaixadas de forma assimétrica, com vestígios da cultura e das tradições dos povos que viveram ali. Ingapirca integra o Caminho Vial Andino, conhecido como Qhapaq Ñhan, um sistema de vias construídas pelos incas e integrava praticamente toda a América Latina
Vulcão Chimborazo.
Além de ser muito exótico, lozalizado em um região muito bonita, ele é maior distância do centro da terra. Supera, inclusive, o Monte Everest, se contada a distância desde o centro do planeta. Está localizado a 180 Km ao Sul de Quito, na região de Riobamba, integrando a Avenida dos Vulcões.
Baños
Uma cidade repletar de montanhas, rios, canhoeiras, vales, águas termais. Baños é a meca dos esportes de aventura e vida saudável. No seu entrno está o Vulcão Tungurahua, superando os 5.000 de altitude acima do nível do mar.
A impressionante Laguna Quilotoa
Elas está situada na região de Latacunga, ao Sul de Quito, é uma lagoa de águas azuis turquesa, formada dentro da cratera do Vulcão Quilotoa. Ela impressiona pela beleza é imponência. O trajeto até sua região é por estradas em excelentes condições, passando por diversos povoados muito charmosos e acolhedores.
Vulcão Cotopaxi
Situadao em uma região absolutamente linda, cheida pequenos filetes de água de pequenos riozinhos formados pelo degelo da montanha. Cavalos selvagens pastams na planície no seu entorno, o Vulcão Cotopaxi é uma das extraordinárias razões para descobrir o Equador.
” Seu acesso é pelo Parque Nacional de mesmo nome; o Cotopaxi está situado a quase 5.900 metros acima do nível do mar e tem 20 Km de diâmetro, seu nome significa “pescoço da lua”, e está classificado com um dos três de maior agressividade do mundo. Ao seu lado estão dois menores, o Morurco e o Rumiñahui. Atingimos a base, de caminhonete, mas não nos animamos a subir para além daquele ponto, pois de repente tudo ficou coberto de névoa “
Trecho extraído do livro Resenhas de Caminhonete
Quito, uma das capitais mais altas do mundo
Como agrupamento de pessoas e atividade urbana, Quito é uma das cidades mais antigas da América. É considerada uma das capitais mais altas do mundo. Sua arquitetura colonial muito bem preservada, abriga cafés, museus, igrejas e monumentos que fazem as pessoas perderem a noção do tempo, percorrendo suas lindas ruas.
Otavalo
Paraíso natural e cultural do Equador, Otavalo é uma das cidades com maior preservação das tradições culturaris da América. Lá os homens ainda cultivam o hábito do cabelo comprido. E apenas a mãe e a esposa podem tocá-lo. Também é um centro de artesanato de extremo valor. No seu entorno, alguns paraísos imperdíveis como Lagoa Quicocha, Cahoeira Peguche, Mojanda, Lago San Pablo. Aqui vivemos uma das mais incríveis aventuras percorrendo a região de Mojanda.
Litoral lindíssimo às margens do Pacífico
A Costa Spondylus é toda a região litorânea do Equador banhada pelo Oceano Pacífico, onde é possível encontrar cidades que são verdadeiros paraísos naturais. O acesso a essa região é feito por estradas em muito boas condições, chegando em cidades com Sua, Puerto Lopes, Atacames, Canoa, Montañita.
Ilha la Plata
O santuário ecológico de “Isla La Plata” é conhecido como a segunda Galápagos. Ela está a 40 Km da costa da cidade de Puerto Lopez e integra o Parque Nacional Machalila, que tem inúmeras espécie de aves e rica fauna marinha.
Em Montañita a balada rola solta
Com agitada vida noturna, barracas de drinques distribuídas pelas ruas e nas imediações da praia, repleta de baladas, é a cidade das festas. Toda a região é costeada pelo Oceano Pacífico, oferendo praias paradisíacas.
País cercado de natureza
Todo o país é inundado de “verde”, árvores nativas, rica fauna e flora. Inúmeras belezas naturais. A impressão que se tem é que o Equador tem forte consciência ambienta, dado o nível de preservação que se observa em todo o país.
Uma das razões para descobrir o Equador é o povo equatoriano
O povo equatoriano é uma atração a parte. Sempre muito simpáticos e solícitos, estão o tempo todo puxando conversa, buscando assunto e tentando manter contato. São muito hospitaleiros e bastante pacíficos. Sem dúvidas um dos povos mais bacanas que tivemos contato em toda a Expedição.
Guayaquil, a terra das iguanas
Uma cidade metropolitana, que além de linda é considerada a porta de entrada para as Ilhas Galápagos. Na sua região central repleta de lindas praças, uma arquitetura colonial impressionante e uma movimentação constante. Ela é a cidade das iguanas. Tem uma praça totalmente dedicada a elas.
O preço do camarão é acessível
Uma das coisas mais impressionantes no Equador foi o preço do camarão. Em algumas pequenas cidades litorânceas é possível aguardar a chegada dos pescadores trazendo sua pesca e oferecendo enormes camarões a preços muito menores do que estamos habituados a ver nos mercados das grandes cidades.
É onde fica a divisão dos hemisférios Norte e Sul
Embora, cientificamente, a linha exata da divisão do planeta tenha sido demarcada, com maior grau de precisão, fora de onde se convencionou a chamar de “metade do mundo”, o lugar é muito simbólico e conquista a todos. Incluindo um parque totalmente voltado as questões geodésicas. Está localizado apenas 26 Km ao Norte de Quito. É, sem dúvida, uma visista imperdível.
E para quem está de carro
- As estradas principais do Equador estavam em excelentes condições. Bem sinalizadas, principalmente aquelas que dão acesso a pontos de interesse, como Avenida dos Vulcões, Laguna Quilotoa, Baños, Mitad Del Mundo, Otavalos e a Costa do Pacífico.
- A maiores cidades como Guaiaquil, Loja, Cuenca, Quito tem serviços autorizados das principais marcas / montadoras.
- Fizemos a revisão da caminhonete em Cuenca, o atendimento foi excelente, rápido, com um tempo dedicado pelos técnicos para informar todos os detalhes dos serviços e precauções para evitar possíveis problemas;
- Praticamente não existem pedágios;
- Nas cidades maiores, estacionar é mais complicado; tem poucas vagas públicas;
- Tem boa oferta de postos de combustível, e o preço do dieesel era 25% do preço praticado no Brasil;
- Não é exigido nenhum tipo de seguro, pois é pago pelo governo;
- O trânsito é mais tranquilo e calmo, mesmo nas grandes cidades, com exceção de Quito, que nos horários de picos tem tráfego intenso.
- Os postos de combustível, em geral, de produtos de qualidade e boa infraestrutura nas rodovias e principais cidades.
As coisas mais legais …
Escolher dentre tantas coisas sensacionais, optar por apenas algumas não é uma tarefa fácil. As pessoas têm uma relação bastante emocional com cada uma das suas experiências, o que pode influenciar qualquer análise. Vamos lá:
- as paisagens são lindíssimas;
- os procedimentos de imigração são simples e rápidos,
- o País respira natureza;
- o povo é sem dúvida dos mais simpáticos e hospitaleiros
- apesar de cobrado em dólar, o preço do combustível era 1/4 do Brasil;
- não é necessário fazer seguro, é custeado pelo governo;
- praticamente não existe pedágio,
- o preço do camarão é bem em conta.
E as coisas que você tem que ficar esperto…
Escolher as coisas que você tem que ficar esperto é tão complicado, quanto indicar as melhores, pelos mesmos motivos. A ideia, muito mais que uma crítica é uma forma de alerta para as pessoas poderem se preparar melhor e desfrutar mais de cada experiência:
- tudo é em dolar;
- em Quito, o trânsito é bem intenso (mas fique tranquilo, nada comparado com São Paulo);
- as regiões do litoral Norte carecem de desenvolvimento e infraestrutura.
- as praias tinham muitas aguavivas (cuidado).
Muito obrigado por citar o Reviramundo…seja sempre bem vindo(a)