Lomo Saltado um clássico da gastronomia Andina

Lomo Saltado um clássico da gastronomia Andina

O Lomo Saltado é é considerado um clássico da gastronomia andina , um dos mais requisitados pratos da gastronomia andina. No Peru, é considerado, quase, um patrimônio nacional. Muita gente confunde o prato peruano, que chama Lomo Saltado, com o prato chileno que é o Lomo a Lo Pobre. Além de destacar ambos os pratos, com ênfase no peruano (neste post), também vamos entender a diferença entre os dois. Coheça os “Lomos”.

Lomo a Pobre

Para os chilenos é muito conhecido o “Lomo a Lo Pobre”, combinando com arroz, batatas, carne e um ovo (que não está presente no “lomo” peruano). Já existe entre os dois paíse o conflito sobre a orígem do pisco e na cozinha se estende aos “Lomos”.

E o Lomo Saltado, o clássico da gastronomia andina?

Ocopa em amarelo (na parte de cima da foto) e Lomo Saltado (embaixo), classico da gastronomia andina
Ocopa em amarelo (na parte de cima da foto) e Lomo Saltado (embaixo)

A preparação do Lomo Saltado no estilo peruano, é com um bife cortado em tiras, que é feito numa frigideira bem quente, com óleo que permite que a carne seja flambada. Depois acrescenta cebola, pimentão e tomate, quando já estive quase pronta. Junta com arroz cozido e “papas fritas”. Ah, tem que ser cebola roxa. Joga um pouco de coentro e serve com uma pimenta bem ardida. Claro que você pode dispensar a pimenta caso você seja intolerante, ou não goste mesmo. Taí um dos mais tradicionais pratos sul-americanos.

Como na maioria das receitas, existem outras formas de preparação e apresentação do prato, porém a forma mais usual é a descrita aqui no post.

Considerada como capital da gastronomia peruna, Lima é famosa pelos Lomos. Os pratos preparados na cidades pequenas são especialmente saborosos, o que traz mais inspiração a rodar pelas terras peruanas, provavelmente, por utilizarem produtos mais naturais, orgânicos. Ou, talvez pela nostagia, por estar próximo da preparação. O fato é que o prato é delicioso em qualquer lugar dos Andes.

A conclusão é que tanto no Chile quanto no Peru, o Lomo Saltado é um prato imperdível!

Reginaldo Costa

Meu nome é Reginaldo de Almeida Costa (meus amigos e familiares me chamam de Tecko), sou Executivo de Recursos Humanos, autor do livro “Resenhas de Caminhonete”, amante de leitura, cultura, artes, esportes, entusiasta da defesa do meio ambiente, populações indígenas e povos originários, defensor da causa animal e também pirado em viagens. Acredito fortemente que o ser humano é capaz de coisas incríveis. Me considero um lutador por um mundo melhor, sou praticante de esportes, razoável jogador de futebol, aprendiz de cozinheiro, péssimo dançarino. Dispenso videogames, mas respeito quem gosta. Tenho um currículo invejável como excelente jogador de bolinha de gude, melhor construtor de pipas, radical piloto de carrinhos de rolemã, fanático por sorvete de massa (aquele das abelhas), que evoluiu aceleradamente para skatista amador. Sou poeta de whatsapp, cartunista de guardanapos, fazedor de risoto, escritor noturno e “bloguista”. Considero que viver a vida ainda é o melhor jeito de ser feliz! Muito prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *